Carnaval ES vai pocar! Folia capixaba terá transmissão nacional
Graças à parceria com a TV Brasil, a transmissão vai mostrar os carros alegóricos das escolas de samba do grupo especial arrastarem os foliões pela avenida

O Carnaval capixaba 2025 terá transmissão em rede nacional. A TVE Espírito Santo vai levar o desfile do grupo especial para exibição em diversos locais do Brasil. Graças à parceria com a TV Brasil, a transmissão vai mostrar os carros alegóricos das escolas de samba do grupo especial arrastarem os foliões pela avenida.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA transmissão será realizada pelo terceiro ano consecutivo: a TVE Espírito Santo gera o sinal para a TV Brasil, que distribui o conteúdo para todas as 72 emissoras que fazem parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Leia também: ES adere ao Programa Nacional de Gestão e Inovação do Governo Federal
Na sexta-feira, dia 21, a emissora pública dos capixabas transmite o desfile do grupo A. A TVE tem tradição na transmissão, já que foi a primeira emissora a exibir o Carnaval do Estado, o que é realizado há 42 anos.
Uma estrutura especial será preparada, com a montagem de um estúdio personalizado em um camarote exclusivo no Sambão do Povo. Ela vai abrigar os comentaristas da TVE e convidados especiais.
A equipe de reportagem fará entradas direto da concentração das escolas, das arquibancadas e de demais pontos estratégicos. Haverá entrevistas com personagens que protagonizam o espetáculo. Várias câmeras e drones estarão posicionados ao longo da avenida, com som e imagens de alta qualidade, permitindo a melhor cobertura.
A transmissão em rede nacional é mais um reconhecimento do esforço das agremiações em realizar a festa. Quem sua a camisa o ano inteiro para isso comemora, como o presidente da Liga das Escolas do Grupo Especial do Espírito Santo (Lieses), Edson Neto.
“Isso nos faz sentir uma responsabilidade maior, pois estamos chegando a ainda mais gente, levando a cultura do Estado para o Brasil todo. Isso ajuda não só a fazer com que mais gente conheça nosso Carnaval, mas também a atrair novos patrocinadores, mais investimentos. E isso retorna para a economia capixaba”, ressalta Edson Neto. “Circulando pelos barracões, posso apostar que o Carnaval deste ano vai ser bem maior do que nos outros anos e a disputa vai ser mais acirrada”, avisa.
A expectativa este ano, de acordo com o diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, é bater recorde de público.
Ele lembra que, no ano passado, a transmissão nacional do desfile das escolas de samba levou a TV Brasil a figurar em segundo lugar na TV aberta na praça de Brasília, com as imagens da festa capixaba chegando a mais de 1 milhão de pessoas.
É possível assistir aos desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo pelo canal 2.1, pela webtv (https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-tv-educativa-2-1/) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto).
Fonte: Governo do ES