Costureiras e ambulantes garantem renda com os desfiles do Carnaval
Costureiras, aderecistas e ambulantes encontram nos dias de desfile uma chance de ampliar seus ganhos e fazer parte da tradição carnavalesca

O Carnaval de Vitória vai muito além da festa e do brilho das escolas de samba. Para muitas pessoas, ele também representa uma oportunidade de trabalho e renda. Costureiras, aderecistas e ambulantes encontram nos dias de desfile uma chance de ampliar seus ganhos e fazer parte da tradição carnavalesca.
Uma dessas profissionais é Adeildes Rodrigues, de 65 anos, que trabalha como costureira desde os 12 anos e, há 22 anos, se dedica à confecção de fantasias para o Carnaval de Vitória. Para ela, essa experiência é gratificante. “Amo costurar e participar desse momento tão especial. Ver as fantasias prontas e desfilando na avenida é uma emoção indescritível”, afirma.
Outra profissional que encontra na folia uma oportunidade é Soemy Santana, aderecista que começou no ofício ainda na adolescência, há cerca de 50 anos. Apesar de trabalhar profissionalmente com o Carnaval há apenas seis anos, sua história com a festa é antiga, pois sua família sempre esteve envolvida com os desfiles.
“É muito bom estar envolvida fazendo arte, lidando com materiais, brilho e cores. Tudo isso é gratificante”, destaca. Ela também valoriza a liberdade criativa que recebe dos carnavalescos e a satisfação de ver suas ideias ganharem vida na passarela. “Dar vida a pedaços de histórias é muito gostoso”, completa.
Carnaval de Vitória
Jussara Carvalho, de 65 anos, também está entre as profissionais que se dedicam ao Carnaval. Costureira desde os 14 anos, trabalha na confecção de fantasias carnavalescas desde 2014 e considera a experiência maravilhosa. “Todo ano é um trabalho diferente. Gosto muito do contato com as pessoas das escolas”, conta.
No entanto, ela destaca um dos desafios enfrentados: “A dificuldade é devido à demora que as escolas têm em adquirir os materiais necessários para a confecção das fantasias”. Ainda assim, ela está otimista para este ano. “Espero que seja lindo. Estamos trabalhando para colaborar com isso. E que vença a que errar menos”, diz.
Para além das oficinas de costura e adereços, os ambulantes também encontram nos desfiles uma grande oportunidade. Windson Venâncio, de 41 anos, trabalha com o Dogão e Cia há dois anos e seis meses e comercializa lanches como hot dog, x-tudo, espetinhos e lanches artesanais, além de bebidas não alcoólicas. Esta será a terceira vez que ele trabalhará nos dias de folia. “Foi bom das outras vezes, e espero que este ano seja ainda melhor”, afirma.
Oportunidade
Outra ambulante que também aproveita a festa para garantir sua renda é Dayane Ferreira, de 34 anos. Trabalhando no ramo de alimentação e bebidas há seis anos, ela comercializa churros, batatas, pipoca e bebidas em geral.
Para ela, o Carnaval é uma experiência valiosa. “Todo ano trabalho no Carnaval e tem sido uma grande experiência, pois é nossa principal renda, e fazemos a economia girar. Ajuda muito na nossa renda”, afirma. Para este ano, sua esperança é que tudo ocorra sem problemas. “Espero que seja tranquilo”, completa.
Aldineia do Carmo, de 33 anos, também trabalha como ambulante e vende churros, pipoca e batata. Há seis anos atuando como autônoma, já trabalhou em dois carnavais em Vitória e ressalta a importância desses eventos para sua renda. “Nós ambulantes ficamos aguardando esses eventos para trabalhar, porque assim como a população que vai pras ruas festejar, também atrai muitos turistas para a cidade”, explica.
Luciene Silva, de 48 anos, também faz parte do grupo de ambulantes que trabalham no Carnaval de Vitória. Com sete anos de experiência, vende bebidas, drinks e churrasquinho e destaca o impacto positivo da festa. “Minha experiência é maravilhosa, esperando aquele público que vem de longe para curtir o Carnaval de Vitória”, conta. Para ela, ser ambulante no Carnaval é motivo de orgulho. “Eu amo trabalhar com o público, é maravilhoso ver a felicidade do povo na avenida e os desfilantes com fantasias maravilhosas”, finaliza.
Assim, o Carnaval de Vitória movimenta não apenas a paixão pelo samba, mas também a economia local, garantindo sustento e reconhecimento para aqueles que, nos bastidores, tornam a festa ainda mais grandiosa.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui