Viana assina termo de adesão ao programa Cidade Empreendedora +
O Cidade Empreendedora + foi lançado em dezembro de 2024, seguido de adesão dos 78 municípios capixabas, autoavaliação diagnóstica, construção do Plano de Ação e término do compromisso orçamentário do programa em outubro de 2026.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, assinou, na manhã desta terça-feira (18), o termo de adesão ao programa Cidade Empreendedora +. O município firmou oficialmente o compromisso com o programa e inicia a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento do município.
O programa é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Ele pretende melhorar o ambiente de negócios das cidades, focados na modernização da gestão pública, na melhoria do ambiente de negócios e no fortalecimento do empreendedorismo.
O Cidade Empreendedora + foi lançado em dezembro de 2024. Isso foi seguido de adesão dos 78 municípios capixabas, autoavaliação diagnóstica, construção do Plano de Ação e término do compromisso orçamentário do programa em outubro de 2026.
Desenvolvimento
A oficialização aconteceu durante solenidade na Prefeitura de Viana, com a presença do prefeito Wanderson Bueno, e sua equipe gestora. Também estavam presentes o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Gilson Rigo; o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Acesso a Crédito do Sebrae/ES, Eduardo Simões; o gerente de Atendimento do Sebrae/ES, Leonídio Pinheiro; a Analista Regional da Região Metropolitana do Sebrae/ES, Rarici Ziviani; o gerente de projetos especiais da Aderes, Samuel Jorge Messias; entre outras autoridades políticas.
Segundo o prefeito Wanderson Bueno, o programa contribuirá efetivamente para a melhoria do ambiente de negócios da cidade.
“Viana é a cidade que mais cresce economicamente na Grande Vitória e parte disso é graças ao trabalho dos nossos empreendedores, que investem com criatividade e alavancam a economia. Nosso papel é realizar ações para fomentar os grandes, médios e pequenos negócios da cidade. Além disso, oferecemos capacitações para desenvolver os micro e pequenos empreendedores. Integrando o programa, Viana vai acelerar rumo ao desenvolvimento econômico com foco em nossas potencialidades. Programas inovadores como o Polo Cervejeiro e turismo de experiência fazem parte desse esforço”, ressaltou o prefeito.
“Políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios geram mais emprego e renda. Elas resultam em menos burocracia, mais agilidade na gestão, oportunidades, inovação e ocupação, possibilitando um ambiente favorável de negócios”, destaca Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.
O município conta atualmente com mais de oito mil pequenos negócios espalhados pela cidade, desse número, mais de seis mil são microempreendedores individuais
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui