Bolsonaro acusa STF de mudar regras em seu julgamento
A declaração foi feita por meio de uma publicação na rede social X

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (25) que o Supremo Tribunal Federal (STF) estaria criando regras para prejudicá-lo. A declaração foi feita por meio de uma publicação na rede social X, no mesmo dia em que a Primeira Turma do STF iniciou o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-mandatário.
A PGR acusa Bolsonaro de liderar uma suposta trama golpista iniciada em 2022. Caso a denúncia seja aceita, ele e seus aliados se tornarão réus, e o processo seguirá para julgamento.
Acusações contra Bolsonaro
A denúncia inclui crimes como liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano de Estado, dano contra o patrimônio da União e intimidade de patrimônio tombado.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou o pedido para que a denúncia seja aceita. “A manifestação é pelo recebimento da denúncia”, afirmou. No total, 34 pessoas foram denunciadas, divididas em cinco núcleos, segundo a PGR.
Bolsonaro critica mudanças no STF
Bolsonaro usou sua postagem para criticar alterações no regimento do STF. Ele publicou, em dezembro de 2023, a Corte que mudou as regras para que ações penais passessem a tramitar nas turmas, em vez do plenário completo.
O ex-presidente também mencionou que, há duas semanas, o STF ampliou o alcance da prerrogativa de foro, permitindo que o tribunal julgue réus que não ocupam mais cargas públicas. Segundo ele, essa mudança contrária seria uma herança consolidada desde 2018.
O julgamento da decisão segue em andamento e pode definir o futuro político e jurídico de Bolsonaro e seus aliados.
Leia Também: TCE aponta super faturamento na compra de livros em João Pessoa (PE)
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726