Cultura

Cachoeiro: harmonia e cultura marcam inauguração da 1ª galeria de arte

Além das exposições inaugurais, a galeria terá um calendário mensal de mostras inéditas

Por Jonathan Gonçalves

3 mins de leitura

em 30 de mar de 2025, às 13h22

Foto: Jonathan Gonçalves
Foto: Jonathan Gonçalves

Na noite desta quinta-feira (27), aconteceu a inauguração da primeira galeria de arte de Cachoeiro de Itapemirim. A inauguração aconteceu no espaço Casa&Saber, na rua Octávio Guimarães, número 58, no bairro Gilberto Machado.

Aberto ao público e visando valorizar a arte e cultura da região, o evento de inauguração contou com a participação do renomado artista plástico Edinho Marinho.

“O espaço que foi oferecido a nós representa algo inédito na cidade até então. Tem sido extremamente benéfico e acredito que estamos iniciando hoje um ciclo que trará muitos frutos — tanto para nós, quanto para a sociedade e para a cultura. É uma iniciativa que vem para somar.”

Edinho Marinho
Edinho Marinho, artista plástico

A galeria abrigará uma diversidade de expressões artísticas, como pinturas, esculturas em argila, poesias, bordados do tradicional projeto Bordadeiras de Burarama e artesanatos. O espaço pretende se consolidar como um ponto de encontro para artistas e apreciadores da cultura capixaba.

Presente na inauguração, Áurea Melo, que firma ser uma amante das artes, destacou a importância da valorização dos artistas locais. “É muito importante que a cidade reconheça que há artistas atuando aqui e que esse trabalho seja valorizado, pois -se, de fato, de um esforço significativo”, afirmou Áurea.

Áurea Melo, amante de arte

“A iniciativa tem como propósito criar um legado artístico para o município. Agora, Cachoeiro conta com um espaço de identidade cultural, que resgata a história da cidade e celebra aqueles que transformam inspiração em arte”,

Simone Castanheira, sócia-proprietária.
Simone Castanheira, sócia-proprietária

Além das exposições inaugurais, a galeria terá um calendário mensal de mostras inéditas, seguindo temáticas definidas pelos organizadores, proporcionando ao público uma experiência cultural contínua e diversificada.

“Teremos também uma exposição de esculturas em argila — algo realmente sensacional! E o mais especial é que estaremos valorizando uma artista da nossa região, de Burarama. E aproveitando esse gancho, também contaremos com a participação das bordadeiras do distrito. Neste primeiro momento, reunimos todos esses artistas, mas a nossa intenção é ampliar ainda mais esse movimento.”

Neide Cabral, sócia-proprietária
Neide Cabral, sócia-proprietária

Para mais informações sobre a programação da galeria e futuras exposições, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou visite o espaço pessoalmente.

Leia também: Cachoeiro mais segura: passos firmes rumo ao futuro

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui