Especial

Cachoeiro mais segura: passos firmes rumo ao futuro

Um dos fatores essenciais para o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico do município é a segurança pública.

Por Kimberlly Soares

5 mins de leitura

em 30 de mar de 2025, às 13h00

Foto: Divulgação/PMCI
Foto: Divulgação/PMCI

No dia 25 de março, Cachoeiro de Itapemirim completou 158 anos de emancipação política. Conhecida como Capital Secreta e berço de Roberto Carlos, Cachoeiro segue em constante evolução.

Um dos fatores essenciais para o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico do município é a segurança pública.

A cada ano, Cachoeiro evolui quando o assunto é o combate a criminalidade. As autoridades investem pesado em novas estratégias de policiamento, tecnologia e programas de prevenção ao crime. Entretanto, quais são os avanços conquistados até agora? E quais desafios ainda precisam ser superados? Para falar sobre o assunto, conversamos com o tenente-coronel Palaoro e o secretário de Segurança e Trânsito de Cachoeiro, Clayton Siqueira do Nascimento.

Evolução da segurança pública

Questionado sobre a evolução da segurança pública em Cachoeiro, o tenente-coronel Palaoro respondeu que a melhoria é visível em vários aspectos, especialmente na profissionalização da Polícia Militar e no uso da tecnologia e inteligência. Palaoro destacou ainda que o aumento da criminalidade é uma realidade nacional, impulsionado por fatores como desigualdade social, deficiências educacionais e o avanço desordenado das cidades.

“Mesmo diante desses desafios, a PM tem se adaptado, modernizando seus métodos e se aproximando da comunidade”, destacou o coronel.

Ação da Guarda Civil Municipal

Já o secretário de Segurança e Trânsito de Cachoeiro, Clayton Siqueira, afirma que a evolução na segurança pública é muito positiva.

gcm de cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

“O município conta com uma Guarda Civil Municipal estruturada e organizada, temos os agentes de trânsito, além de um serviço de videomonitoramento de última geração. A cidade também conta com um batalhão da Polícia Militar, um comando de policiamento regional. A Polícia Civil possui uma Delegacia Regional com diversas delegacias especializadas. Além disso, a Polícia Federal também tem uma delegacia na cidade”, afirma Clayton.

De acordo com o secretário, a cidade possui hoje mais de 220 câmeras espalhadas pela área urbana e pelos distritos do município. Essas câmeras de cerco eletrônico são usadas na identificação de veículos roubados, furtados ou com qualquer tipo de restrição.

Foto: Divulgação/PMCI

“Temos um mapeamento de todas as incidências criminais por bairro, e posso afirmar que os números de crimes, principalmente os homicídios, vêm caindo a cada ano. O sistema de videomonitoramento contribui muito com o trabalho policial, pois, além de flagrar atos criminosos, ele inibe o infrator, já que sabe que será posteriormente identificado”, ressalta Siqueira.

Para Clayton, a Guarda Municipal tem um papel fundamental na segurança pública da cidade, atuando em todo o município por meio de patrulhamento ostensivo e preventivo, além de atender diversas ocorrências.

“A GCM também atua nas escolas municipais com a equipe da Ronda Escolar. Temos, ainda, o projeto Guarda Mirim, no qual guardas municipais treinados e capacitados vão às escolas das comunidades para ensinar às crianças e adolescentes valores como civismo e comportamento ético na sociedade”, finaliza.

Entretanto, o secretário acredita que a segurança pública ainda enfrenta diversos desafios, como as organizações criminosas, que a cada dia iniciam atividades ilícitas das mais diversas modalidades.

“Outro grande desafio que a segurança pública enfrenta são as legislações extremamente benéficas aos criminosos. Hoje, raramente um criminoso permanece preso após a audiência de custódia, o que aumenta muito os casos de reincidência.”

Pelos olhos da Polícia Militar

Para o tenente-coronel Palaoro, o crescimento populacional não veio acompanhado de investimentos proporcionais em infraestrutura, educação, saúde e mobilidade urbana.

“Isso criou áreas vulneráveis à criminalidade e aumentou a demanda por policiamento. Ao mesmo tempo, o efetivo policial permaneceu praticamente o mesmo. Assim, isso acaba exigindo da corporação um planejamento mais criterioso, priorizando ações estratégicas, o uso inteligente dos recursos e o reforço na atuação preventiva”, afirma.

Palaoro acredita que a tecnologia é uma grande aliada na atuação da Polícia Militar. As autoridades de Cachoeiro utilizam sistemas de reconhecimento facial, leem placas veiculares, operam drones, equipam viaturas com tecnologia avançada e acessam bancos de dados em tempo real. Para o tenente-coronel, isso fortalece a inteligência policial, permitindo o mapeamento de áreas com maior incidência de crimes.

Em relação às estratégias adotadas para reduzir a criminalidade em Cachoeiro, Palaoro afirma que o município tem investido em inteligência policial, mapeando os chamados hotspots, áreas com maior concentração de crimes.

“Também reforçamos o patrulhamento ostensivo, realizamos operações integradas e promovemos a aproximação com a comunidade por meio de audiências públicas, reuniões de segurança e do canal 181. O foco é atuar de forma preventiva e integrada, com base em dados e na participação ativa da sociedade”, finaliza o tenente-coronel.

Moradores acreditam na evolução da segurança

Para Alessandra Soares, moradora de Cachoeiro há 50 anos, a criminalidade aumentou muito nos últimos anos. Entretanto, ela garante que se sente segura devido à ação das autoridades policiais e à evolução da segurança.

“Nunca fui assaltada em Cachoeiro, mas conheço pessoas que já passaram por isso. Apesar disso, confio que a cidade ainda vai evoluir muito e se tornar referência em segurança”, afirma a capixaba de coração.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui