Governo Lula tem 41% de reprovação e 27% de aprovação, aponta pesquisa
O nível de confiança do levantamento é de 95%, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerada ruim ou péssima por 41% dos brasileiros, segundo pesquisa do instituto Ipsos-Ipec divulgada nesta quinta-feira (13). Já 27% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom.
Outros 30% classificaram a administração como regular, enquanto 1% não soube ou preferiu não opinar. O levantamento mostra um crescimento de sete pontos percentuais na avaliação negativa em comparação à pesquisa anterior, superando a positiva pela primeira vez desde o início do atual mandato.
Aumento da desaprovação
O estudo também revela que 55% da população desaprova a maneira como Lula governa o país, enquanto 58% afirmam não confiar no presidente. Em dezembro, quando a pesquisa foi realizada pela última vez, a reprovação era de 34%, enquanto a aprovação e a avaliação regular estavam empatadas em 34% e 30%, respectivamente.
A pesquisa indica ainda que a avaliação positiva de Lula é maior entre eleitores que declararam ter votado nele em 2022 (52%), moradores do Nordeste (37%), pessoas com menor nível de escolaridade (36%), brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo (34%) e católicos (34%). Entre os idosos acima de 60 anos, 32% aprovam a gestão, enquanto a taxa é menor entre adultos de 25 a 34 anos (22%).
Já a desaprovação é mais expressiva entre eleitores de Jair Bolsonaro na última eleição (72%), pessoas com renda familiar acima de cinco salários mínimos (59%), cidadãos com maior escolaridade (48%) e evangélicos (52%). A rejeição ao governo também é maior entre homens (46%) do que entre mulheres (37%).
Negativo
O levantamento aponta ainda que a desaprovação à forma como Lula administra o país subiu de 46% para 55%, enquanto a aprovação caiu de 47% para 40%. O percentual de pessoas que não souberam ou não quiseram responder passou de 7% para 4%.
Em relação à confiança no presidente, a desconfiança aumentou de 52% para 58%, enquanto a confiança caiu de 45% para 40%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 11 de março, com 2.000 entrevistas em 131 municípios. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Este é o primeiro levantamento divulgado pelo Ipec desde que o instituto foi adquirido pela empresa de pesquisa Ipsos, transação anunciada em 26 de fevereiro.
Leia Também: TSE nega cassação de Gilvan da Federal por uso de servidores na campanha
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726