Segurança

Ônibus do transporte escolar de Ibatiba são apreendidos; entenda

Durante a operação, 12 veículos de transporte escolar foram abordados, resultando em 16 Autos de Infração de Trânsito (AITs) e na remoção de oito veículos.

Por Kimberlly Soares

3 mins de leitura

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Na manhã desta segunda-feira (10), oito veículos responsáveis pelo transporte escolar em Ibatiba foram apreendidos durante a Operação Volta às Aulas.

Durante a operação, 12 veículos de transporte escolar foram abordados, resultando em 16 Autos de Infração de Trânsito (AITs) e na remoção de oito veículos. Além disso, foram emitidas duas Guias de Recolhimento de Documento (GRDs).

As infrações mais recorrentes observadas durante a operação foram:

  • Ausência de condutor capacitado para transporte escolar: Durante as abordagens, constatou-se que diversos veículos estavam sendo conduzidos por motoristas não credenciados, sob a justificativa de que os motoristas credenciados não puderam comparecer ao trabalho naquele dia.
  • Mau estado de conservação dos veículos: Foram observadas diversas irregularidades relacionadas ao estado de conservação dos veículos, incluindo pneus desgastados, problemas na iluminação e falta de equipamentos de segurança.

De acordo com informações, moradores da região relataram que alguns dos veículos abordados também realizam rotas de transporte escolar em municípios vizinhos, como Brejetuba.

O que diz a prefeitura?:

“A administração municipal reforça que a segurança dos alunos é prioridade absoluta e, por isso, acompanha de perto a operação do transporte escolar, buscando sempre garantir que os veículos estejam em conformidade com as normas de trânsito.

Reforçamos ainda que as atividades de fiscalização não afetaram o andamento das aulas e tão pouco a execução do próprio serviço de transporte.

Porém, com relação à fiscalização realizada, algumas adequações foram apontadas como necessárias e já estão sendo providenciadas pela Prefeitura. Estamos tomando todas as medidas necessárias para que as exigências legais sejam atendidas no menor prazo possível, garantindo que o transporte escolar continue operando com segurança e qualidade.

Cabe esclarecer ainda que o Município possuía contrato de prestação de serviço de transporte escolar com a empresa Cruz Transportes e Serviços Gerais LTDA, e que a mesma solicitou rescisão contratual no dia 4 de fevereiro de 2025, com a rescisão assinada também no dia 4 de fevereiro de 2025. Foi concedido um prazo muito pequeno para que a Prefeitura organizasse a nova contratação. Também foi constatado pela fiscalização da Prefeitura Municipal que a empresa que assumiu o contrato de prestação de serviço de modo emergencial não foi capaz de realizar o serviço de modo adequado e, em razão disso, o Município optou pela rescisão unilateral do contrato para que o serviço seja prestado por uma empresa que possuir maior capacidade de atender a demanda.

Vale esclarecer que a fiscalização municipal já estava realizando os trabalhos, tendo sido realizada notificação da contratada visando a melhoria do serviço. Porém, foi necessário cumprir os trâmites processuais para permitir a rescisão contratual e, posteriormente, a nova contratação.

A Prefeitura segue comprometida com a melhoria contínua do transporte escolar e está adotando todas as medidas necessárias para melhoria da prestação do serviço, sempre com responsabilidade e transparência.

Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Ibatiba”

Leia também: Blitz apreende veículos do transporte escolar em Ibatiba

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.