Putin levanta questões sobre acordo de cessar fogo com a Ucrânia
Desde meados de 2024, as forças russas avançam e controlam quase um quinto do território ucraniano, três anos após o envio de tropas ao país vizinho

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia aceita as propostas dos EUA para cessar os combates. Ele ressaltou que qualquer trégua deve garantir uma paz duradoura e abordar as causas do conflito.
“Concordamos com as propostas de cessar as hostilidades”, afirmou Putin em coletiva no Kremlin, após encontro com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.
Leia também: EUA amplia pressão sobre Rússia para aceitar acordo de cessar-fogo
“Mas partimos do fato de que essa cessação deve ser tal que leve a uma paz de longo prazo e elimine as causas originais dessa crise.”
Desde meados de 2024, as forças russas avançam e controlam quase um quinto do território ucraniano. Entretanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem declarado que irá pôr fim à guerra.
Nesse sentido, na véspera, Putin vestiu uniforme camuflado verde e visitou um posto de comando na região de Kursk, no oeste da Rússia, onde a Ucrânia enfrenta perdas iminentes após uma grande ofensiva russa.
Negociações
Recentemente, a Arábia Saudita sediou reuniões trilaterais com a participação de delegações da Ucrânia, Estados Unidos e representantes sauditas, visando impulsionar negociações de paz para encerrar a guerra na Ucrânia. Além disso, o presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, e o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salmán, enfatizaram, a necessidade de uma “paz duradoura, justa e integral”.
Com informações de BBC
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui