"Ato de coragem política", diz Jack sobre a cassação de Chiquinho
Autora do relatório aprovado no Conselho de Ética que recomendava a perda de mandato de Brazão, Jack criticou a condução do caso pela Mesa Diretora da Câmara, classificando-a como "politicamente incoerente".

A deputada federal Jack Rocha (PT) se manifestou publicamente sobre o processo de cassação do também deputado Chiquinho Brazão (sem partido), acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco. Autora do relatório aprovado no Conselho de Ética que recomendava a perda de mandato de Brazão, Jack criticou a condução do caso pela Mesa Diretora da Câmara, classificando-a como “politicamente incoerente”.
Oportunidade perdida
Segundo a parlamentar, a decisão de não levar o relatório diretamente ao plenário, substituindo-o por outro caminho para viabilizar a cassação, representou uma oportunidade perdida de reafirmar o papel do Parlamento como espaço transparente e democrático.
“Foi um ato de coragem política, de compromisso com a ética e de fidelidade à democracia — em nome da justiça e de todas as mulheres que ousam ocupar os espaços de poder com dignidade e firmeza”, afirmou Jack Rocha.
A deputada também apontou que o processo de silenciamento de mulheres na política ainda é recorrente, muitas vezes de forma velada. “Sei o que é enfrentar a violência política que não grita, mas sufoca. Ver uma decisão justa ser tratada como afronta apenas por ter vindo de uma mulher petista que se recusa a se omitir”, declarou.
“Letargia”
Jack criticou a “letargia” que antecedeu a decisão da Mesa Diretora, argumentando que não se tratou de prudência, mas de uma tentativa de evitar o embate político. “Quando se evita o rito legítimo por conveniência, nega-se a coragem de sustentar posições diante da militância, do povo e da história”, pontuou.
A deputada encerrou sua manifestação reafirmando seu compromisso com os valores do Partido dos Trabalhadores e com a memória de Marielle Franco. “A violência que tirou Marielle não pode encontrar abrigo no Parlamento. Sigo com coragem, com o povo e com o PT. Porque a política que vale a pena é aquela que não nos exila de nós.”
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726