Cidades

Governo apresenta projeto de aeroporto nas Montanhas Capixabas

O encontro teve como objetivo apresentar a proposta de implantação do novo aeródromo e colher sugestões da população e do setor produtivo.

Por Redação

3 mins de leitura

em 17 de abr de 2025, às 13h31

Foto: Reprodução | Governo do ES
Foto: Reprodução | Governo do ES

O Governo do Espírito Santo deu mais um passo em direção à ampliação da infraestrutura de transporte no interior do Estado. Na tarde desta quarta-feira (16), o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, esteve no distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, para apresentar à comunidade o projeto do futuro Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas.

Novo aeródromo

A reunião contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, além de empresários e lideranças locais. O encontro teve como objetivo apresentar a proposta de implantação do novo aeródromo e colher sugestões da população e do setor produtivo.

Com localização estratégica, o aeroporto tem potencial para fortalecer o turismo na região serrana, facilitar o escoamento da produção agrícola e impulsionar a economia local. A proposta é que a nova estrutura se integre à malha logística do Estado, conectando-se com estradas rurais e rodovias.

“O Espírito Santo é pequeno em território, mas imenso em diversidade e potencial. Nosso objetivo é conectar o Estado por meio de uma rede de aeroportos regionais, respeitando as vocações de cada região”, afirmou Damasceno. Ele destacou que, assim como em Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, a proposta nas Montanhas Capixabas segue o plano estratégico de interiorização do desenvolvimento.

Turismo fortalecido

O secretário de Turismo, Victor Coelho, reforçou a importância do projeto para o crescimento sustentável da região. “Estamos trabalhando para transformar um antigo sonho em realidade. O aeroporto vai beneficiar tanto o turismo quanto o setor produtivo local”, disse.

Atualmente, o projeto está em fase de estudo técnico preliminar. Ainda não há prazos definidos para o início das obras ou investimentos anunciados. O governo está focado em avaliar a viabilidade da proposta e dialogar com a sociedade para alinhar o projeto às demandas da região.

O empresário e presidente do conselho de turismo regional, Valdeir Nunes, conhecido como “China”, afirmou que o empreendimento irá fortalecer o turismo regional e as obras poderão começar ainda este ano de 2025.

“A estrutura será construída em um ponto alto e de fácil acesso, ideal para operações de pouso e decolagem. O projeto já está sendo finalizado, e o Governo do Estado deve decretar a área como de utilidade pública para iniciar as desapropriações. Se tudo ocorrer dentro do esperado, as obras poderão começar em até seis meses”, explicou Valdeir Nunes.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui