Cultura

"Máfia dos Milagres" debate autismo e combate falsas curas

A trama acompanha Úrsula, uma jovem professora de ciências de 22 anos, que enfrenta falsas promessas de cura para o autismo.

livro máfia dos milagres
Foto: Divulgação

Durante o mês de abril, quando a sociedade reflete sobre respeito, inclusão e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o jornalista e escritor Maxwell dos Santos reforça a importância de sua obra Máfia dos Milagres. Disponível na Amazon e concorrente ao Prêmio Kindle Vozes Negras, o livro combina ficção e crítica social em uma narrativa envolvente para o público infantojuvenil.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Sinopse

A trama acompanha Úrsula, uma jovem professora de ciências de 22 anos, que enfrenta falsas promessas de cura para o autismo após conhecer Arthur, um aluno de 13 anos com altas habilidades. Ao descobrir a influenciadora Nathalia Alves, que divulga “tratamentos milagrosos”, Úrsula se vê diante de um cenário alarmante de negacionismo científico e exploração de famílias vulneráveis. Movida pela indignação, ela decide agir para combater a desinformação.

Máfia dos Milagres se destaca ao abordar temas essenciais como:

  • Negacionismo científico: A defesa da informação baseada em evidências e do pensamento crítico;
  • Charlatanismo: O alerta contra promessas de curas milagrosas que exploram o sofrimento alheio;
  • Autismo e inclusão: A valorização da neurodiversidade e o enfrentamento ao preconceito;
  • Educação: O papel crucial da informação e da empatia na construção de uma sociedade mais justa.

Com linguagem acessível, personagens marcantes e uma trama dinâmica, o livro convida leitores de todas as idades a refletirem sobre o impacto da desinformação e a importância da ciência na defesa dos direitos humanos.

Sobre o autor

Maxwell dos Santos nasceu em 1986, em Vitória (ES), onde reside até hoje. Jornalista, radialista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017, também é editor-chefe do portal Marramaque e professor voluntário de Literaturas de Língua Portuguesa e História em cursinhos populares.

Licenciado em Letras/Português pelo IFES, é especialista em Revisão de Textos, Escrita Criativa, Educação Especial e Pedagogia. Atualmente, cursa bacharelado em Relações Públicas e é mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726