Quatro cidades do ES já operam com comarcas digitais; entenda
Com a ampliação do modelo digital, o Judiciário capixaba busca oferecer mais celeridade e eficiência na prestação de serviços à população.

O Poder Judiciário do Espírito Santo deu um passo importante para modernizar a tramitação de processos. Quatro cidades capixabas já contam com comarcas digitais, modelo que promete agilizar o andamento e o julgamento de casos.
A implementação ocorre em Rio Bananal, Atílio Vivacqua, Jerônimo Monteiro e Marilândia, dentro da primeira fase do projeto, regulamentado por três atos normativos.
Como funcionam?
O novo sistema opera por meio das secretarias inteligentes regionais, permitindo que equipes integradas de servidores e magistrados atendam advogados e movimentem processos de forma digital.
As comarcas digitais contam com o suporte de cidades próximas:
- Colatina atende Marilândia;
- Linhares dá suporte a Rio Bananal;
- Cachoeiro de Itapemirim auxilia Atílio Vivacqua e Jerônimo Monteiro.
Fóruns permanecerão abertos
Apesar da digitalização, o atendimento presencial nos fóruns será mantido, garantindo suporte para cidadãos e advogados que enfrentem dificuldades no uso das plataformas online. Além disso, os magistrados das comarcas polo poderão atender presencial ou virtualmente e realizar atos judiciais conforme necessário.
Inicialmente, o projeto contemplava três cidades, mas a inclusão de Marilândia ocorreu a pedido da OAB – Subseção de Colatina.
Com a ampliação do modelo digital, o Judiciário capixaba busca oferecer mais celeridade e eficiência na prestação de serviços à população.
Leia Também: Tribunal aprova contas do ex-prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui