Nacional

Enem 2025 tem novas datas e regras; veja o que muda neste ano

Todas as orientações detalhadas, incluindo recursos de acessibilidade, critérios de correção e orientações sobre reaplicação, constam no edital disponível no site do Inep.

Foto: José Cruz | Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante no site do Inep.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Neste ano, o exame volta a oferecer a possibilidade de certificação do ensino médio para candidatos com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica. Para obter o certificado, será necessário atingir no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota superior a 500 na redação.

Datas das provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde, por conta da COP 30, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Os portões dos locais de aplicação abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início às 13h30 (horário de Brasília).

No primeiro dia, os participantes farão a prova de redação e responderão às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, incluindo língua estrangeira (inglês ou espanhol), e ciências humanas. A aplicação terá duração de 5h30, com término às 19h.

Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia), com duração de 5 horas e término às 18h30.

Acessibilidade e inclusão

Durante a inscrição, candidatos poderão solicitar atendimento especializado, incluindo recursos para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. Também será possível requerer o uso do nome social, sem necessidade de envio de documentos, desde que os dados estejam atualizados na Receita Federal.

Taxa de inscrição e isenção

A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até 11 de junho via boleto bancário (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta, conforme o banco. Candidatos inscritos no CadÚnico e aqueles que irão utilizar o Enem para certificação do ensino médio terão isenção automática, mesmo que não tenham solicitado previamente.

Reaplicação

O edital também prevê a reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro, destinada a candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou que comprovarem ter doenças infectocontagiosas na data original da aplicação.

Todas as orientações detalhadas, incluindo recursos de acessibilidade, critérios de correção e orientações sobre reaplicação, constam no edital disponível no site do Inep.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726