Espírito Santo

ES prorroga estado de emergência por Influenza Aviária até outubro

O Estado foi o primeiro do país a registrar a presença do vírus H5N1

Jonathan Gonçalves Jonathan Gonçalves

Influenza Aviária
Foto: Pexels

O Governo do Espírito Santo prorrogou por mais 180 dias o Estado de Emergência Zoossanitária devido ao risco da Influenza Aviária (H5N1). A decisão foi tomada por unanimidade nesta sexta-feira (9), durante reunião virtual do Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária, e segue o que determina a Portaria nº 784 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estende a emergência sanitária em todo o país até 6 de outubro de 2025.

Esta é a quarta prorrogação do Decreto Estadual nº 5.454-R, publicado inicialmente em julho de 2023, após a confirmação dos primeiros casos da doença em aves silvestres migratórias, no Espírito Santo. O Estado foi o primeiro do país a registrar a presença do vírus H5N1, o que intensificou a articulação entre os órgãos públicos e levou à adoção de protocolos rigorosos de vigilância e prevenção.

A medida tem como foco principal proteger a avicultura comercial capixaba, uma das atividades mais relevantes para o abastecimento de alimentos, geração de emprego e renda em território estadual. Até o momento, não há registros de contaminação em granjas comerciais no Espírito Santo.

“Estamos mantendo o vírus longe da produção comercial graças ao trabalho conjunto de órgãos públicos, produtores e empresas, que vêm cumprindo as normas de biosseguridade com rigor”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O Comitê Gestor é formado por representantes da Seag, Idaf, Seama, Iema, Sesa, Defesa Civil, SFA/ES e da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves).

A população também desempenha um papel importante na vigilância. Suspeitas da doença — como morte súbita de aves, sinais respiratórios ou neurológicos — devem ser notificadas imediatamente por meio do sistema e-Sisbravet, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br). Além disso, é fundamental evitar contato direto com aves doentes ou mortas, sem o uso de equipamentos de proteção.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Jonathan Gonçalves
Jonathan Gonçalves

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua na parte esportiva do portal AQUINOTICIAS.COM. Atualmente, está cursando o 8° período da faculdade, acumulando bons ensinamentos, contatos e experiências ao longo do caminho. Toda segunda e sexta, comanda o podcast Linha de Fundo, que fala sobre o esporte estadual, nacional e internacional.