Política Nacional

Lula quer debater jornada 6×1 e celebra recorde de empregos formais

Durante o discurso, Lula destacou os avanços na geração de empregos e no crescimento econômico.

Por Redação

3 mins de leitura

em 02 de maio de 2025, às 00h08

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (30) que o governo pretende ampliar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no país, atualmente organizada no modelo 6×1 — seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso.

“Está na hora de o Brasil dar esse passo ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, disse o presidente, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.

Durante o discurso, Lula destacou os avanços na geração de empregos e no crescimento econômico. Segundo ele, nos dois anos e quatro meses de sua atual gestão, o Brasil criou 3,8 milhões de vagas formais de trabalho. “Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, afirmou.

O presidente também mencionou o projeto de lei já encaminhado ao Congresso que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil. “Agora é assim: quem ganha menos não paga, e quem ganha muito paga um valor justo”, declarou.

Combate a fraudes no INSS

Lula também fez referência à atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal na identificação e desarticulação de um esquema de cobranças indevidas contra aposentados e pensionistas, em vigor desde 2019. O presidente classificou a prática como criminosa e anunciou medidas legais contra os responsáveis.

“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, disse.

Programas de crédito e igualdade salarial

O presidente ainda destacou iniciativas do governo voltadas ao fortalecimento econômico da população, como o Desenrola Brasil e o Crédito do Trabalhador — que oferece empréstimos consignados a empregados da iniciativa privada. Ele também citou o Programa Acredita, que expande o acesso ao crédito para microempreendedores individuais e microempresas.

Lula enfatizou ainda os avanços na pauta da igualdade de gênero no mercado de trabalho, como a sanção da Lei da Igualdade Salarial, que garante a equiparação de salários entre homens e mulheres na mesma função. O presidente ressaltou o apoio financeiro e técnico destinado às mulheres empreendedoras.

“Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminham juntos”, concluiu.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui