Projeto ‘Sementes’ participa de evento sobre inovação energética
Secretário Bruno Lamas reforça que o apoio da Secti ao evento e ao programa está alinhado à missão da pasta de fomentar políticas públicas que integrem ciência, meio ambiente e inovação

Com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o programa Sementes será um dos destaques da ES Energia – Feira Capixaba de Transição e Inovação Energética, que acontece nos dias 07 e 08 de maio, no Steffen Centro de Eventos, na Serra. A iniciativa será apresentada ao público como modelo de ação empreendedora e socioambiental, que alia geração de renda e inovação sustentável no Espírito Santo.
O secretário Bruno Lamas reforça que o apoio da Secti ao evento e ao programa está alinhado à missão da pasta de fomentar políticas públicas que integrem ciência, meio ambiente e inovação. “O programa Sementes mostra como é possível conciliar projetos de inovação com sustentabilidade e impacto social. Apoiar essa iniciativa na ES Energia é reconhecer o protagonismo capixaba na construção de um modelo de desenvolvimento mais verde e inclusivo”, destacou o secretário.
O programa Sementes é um programa público de aceleração de startups e está na fase de seleção dos 50 projetos que participarão, por seis meses, de programa de aceleração e mentorias, mais um valor de R$ 100 mil para a execução do projeto. Sua participação na feira permitirá ao público conhecer de perto as ações do programa, o cronograma e os resultados esperados para a primeira fase que contempla nove municípios capixabas: Colatina, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Baixo Guandu, Marilândia, Fundão, Serra e Aracruz.
De acordo com Bruno Lamas, iniciativas como essa representam o Espírito Santo que a Secti busca fortalecer. “Queremos um Estado que valorize o conhecimento e a inovação, gere oportunidades e preserve o meio ambiente. O Sementes é exemplo vivo dessa visão.”
A feira tem apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Prefeitura da Serra e outras instituições comprometidas com o avanço da transição energética no Espírito Santo, e contará com uma ampla programação de palestras, exposições, desafios de inovação, atividades educativas e espaços de networking, voltada para profissionais, empresas, pesquisadores e estudantes. A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser feito no link: https://jacredenciei.com.br/e/energiaes2025
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
ARENA DE FEIRA, ARENA DE INOVAÇÃO E ARENA DE INTERAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA:
Dias: 7 e 8 de maio de 2025
Horários: das 9h às 19h
ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
Dia: 7 de maio de 2025
Horário: das 9h às 10h
ARENA DO CONHECIMENTO – PRIMEIRO DIA
Dia 7/05/2025 – quarta-feira
das 10h às 11h – Palestra 1
Temática: As fontes de energia sustentável com potencial no Brasil e no Espírito Santo.
Palestrante: Prof. Pablo Lira – IJSN
das 11h às 12h – Palestra 2
Temática: Acelerando a mobilidade elétrica: infraestrutura de recarga e o futuro do transporte.
Palestrantes:
Prof. Dr. Walbermark Marques dos Santos – UFES
Prof. Dr. Márcio Almeida Có – IFES
das 12h às 14h – Intervalo para Almoço
das 14h às 15h – Palestra 3
Temática: Os objetivos do desenvolvimento sustentável no apoio a transição energética mundial.
Palestrante: Márcio Andrade Lima – Movimento Nacional ODS ES
das 15h às 16h – Palestra 4
Temática: Palestra especial
Palestrante: FINDESLAB
das 16h às 18h – Painel Temático I
Temática: Caminhos da transição energética no Estado do Espírito Santo: políticas públicas e incentivos.
Mediador: Bruno Lamas – Secretário de Estado SECTI
Painelistas:
Rodrigo Varejão Andreão – Diretor Geral FAPES;
Ezequiel Loureiro Nascimento – Gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes
Fernando Peixoto Saliba – Diretor de Gestão Pública do ES em Ação; Assessor de Relações Institucionais da Presidência da EDP Espírito Santo.
19h – Encerramento do dia de trabalho
ARENA DO CONHECIMENTO – SEGUNDO DIA
Dia 8/05/2025 – quinta-feira
das 9h às 10h – Palestra 5
Temática: As mudanças climáticas e os efeitos sob a matriz elétrica brasileira.
Palestrante: Eng. Ambiental Gabrielle Rossi – Atlant Ambiental
das 10h às 12h – Painel Temático II
Temática: A transição energética e iniciativas do segundo setor.
Mediador: Prof. Dr. Francisco Rapchan – IFES Serra e InovaSerra
Painelistas:
Átila Pavan Vasconcellos – Gerente de Energias Renováveis do Grupo MARCA;
Rodrigo Alves Pereira – Expansionista Igreen Energy;
João Vitor Valdo Freire – Diretor Executivo na Endelevo.
das 12h às 14h – Intervalo para Almoço
das 14h às 15h – Palestra 6
Temática: Matriz elétrica x matriz energética: Como as fontes de energia renováveis estarão em nosso cotidiano?
Palestrante: Prof. Dr. Luiz Fernando Schettino – Gerente de Relações Institucionais, Pesquisa e Sustentabilidade Estratégica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)
das 15h às 17h – Painel Temático III
Temática: Desafios e oportunidades na transição energética para o setor acadêmico.
Mediador: Prof. Alessandro Coutinho – Pró-Reitor de Extensão UVV
Painelistas:
Profa. MSc. Brunella Bermudes Prati Sant’Ana – UCL
Marco Antonio Pavez Fredes – Smartes Projetos e Consultoria
das 17h às 18h – Palestra 7
Temática: Inteligência Artificial como aliada no setor de energia.
Palestrante: Carlos Ramos – CEO da Vennx
19h – Encerramento do evento
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui