Política Regional

Região Norte do ES deve ganhar unidade de AVC em Linhares

A articulação é parte de uma série de iniciativas coordenadas por Dr. Bruno e Dr. Ângelo voltadas ao fortalecimento da saúde pública no Norte do Espírito Santo.

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Bruno Resende, esteve em Linhares nesta quarta-feira (21) para discutir a implantação de uma unidade especializada no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Rio Doce. A proposta é que a estrutura atenda a toda a Região Norte do Espírito Santo, atualmente desassistida nesse tipo de serviço.

“O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. A ausência de uma unidade especializada na região norte agrava esse cenário. A implantação desse serviço é essencial para salvar vidas e reduzir sequelas”, destacou o parlamentar.

A reunião contou com a presença do Dr. Ângelo Guarçoni Netto, coordenador do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Rio Doce, além de técnicos da unidade hospitalar e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo os participantes, o projeto já está em fase final de definição, embora ainda sem data oficial para início do funcionamento.

A articulação é parte de uma série de iniciativas coordenadas por Dr. Bruno e Dr. Ângelo voltadas ao fortalecimento da saúde pública no Norte do Espírito Santo. Entre as ações recentes, está a implantação de serviços de radioterapia em hospitais de Linhares e Colatina, com recursos do programa PERSUS, do Ministério da Saúde. O investimento, superior a R$ 15 milhões, ampliou o acesso ao tratamento oncológico para pacientes de mais de 30 municípios capixabas.

Os dois profissionais também atuam juntos em outras frentes, como a reestruturação do Hospital Geral de Linhares e a promoção de programas de telemedicina, visando a qualificação do atendimento e o fortalecimento da atenção primária na região.

De acordo com dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, publicados pelo portal UOL no último dia 8 de maio, o Brasil registrou 84.878 mortes por AVC em 2024 — o equivalente a uma morte a cada sete minutos. Já no cenário global, o número de casos da doença cresceu 70% entre 1990 e 2021, alcançando 11,9 milhões de novos diagnósticos naquele ano.

“Com a regionalização do atendimento, vamos reduzir o tempo entre o início dos sintomas e o tratamento, o que é decisivo para evitar sequelas graves e salvar vidas. Estamos empenhados nessa conquista para a população capixaba”, afirmou o deputado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726