Nacional

STF autoriza acesso a provas de Bolsonaro e réus em processo golpista

A decisão se estende também ao general Augusto Heleno e ao tenente-coronel Mauro Cid, ambos réus na mesma ação.

Quando Alexandre de Moraes se aposenta
Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou, nesta quarta-feira (30/4), o acesso integral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às provas reunidas pela Polícia Federal (PF) no processo que investiga a tentativa de golpe de 2022. A decisão se estende também ao general Augusto Heleno e ao tenente-coronel Mauro Cid, ambos réus na mesma ação.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Moraes determinou que a PF informe os melhores meios para que as defesas dos réus e a Procuradoria-Geral da República (PGR) possam acessar o material apreendido durante as investigações. No entanto, o ministro destacou que documentos, mídias, áudios e vídeos que envolvam informações íntimas ou pessoais dos denunciados devem ser mantidos sob sigilo, com as defesas sendo notificadas para apresentar requerimentos específicos nesses casos.

Além disso, o ministro autorizou a oitiva das testemunhas indicadas pelas defesas dos réus do núcleo 1 do processo, incluindo militares que atuaram no governo Bolsonaro. Esta decisão marca um avanço importante na fase de instrução do processo, na qual serão produzidas provas, ouvidas testemunhas e colhidos os depoimentos dos réus.

Após a conclusão dessa fase, a Primeira Turma do STF será responsável por julgar o caso e decidir sobre a condenação ou absolvição de cada réu individualmente.

A decisão de Moraes também incluiu a autorização para a oitiva das testemunhas apresentadas por Bolsonaro e outros sete acusados, entre eles os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; e o tenente-coronel Mauro Cid, que firmou um acordo de delação premiada.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726