Política Nacional

STF pode investigar Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

Caso a investigação seja autorizada, Eduardo Bolsonaro poderá ser intimado a prestar esclarecimentos formais sobre sua atuação fora do país.

Eduardo Bolsonaro
Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A iniciativa se baseia em suposta atuação do parlamentar nos Estados Unidos com o objetivo de influenciar negativamente a imagem e as decisões do Judiciário brasileiro.

De acordo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Eduardo teria buscado apoio internacional para pressionar o sistema judicial do Brasil. “A busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal em curso contra o sr. Jair Bolsonaro”, afirmou Gonet, em referência ao ex-presidente e pai do deputado.

A representação aponta que as articulações de Eduardo no exterior, especialmente junto a parlamentares e organizações norte-americanas, configuram possível tentativa de obstrução de processos judiciais em andamento no Brasil. O pedido de inquérito reforça a gravidade das acusações e será analisado pelo STF nos próximos dias.

Caso a investigação seja autorizada, Eduardo Bolsonaro poderá ser intimado a prestar esclarecimentos formais sobre sua atuação fora do país e os possíveis impactos na soberania das instituições brasileiras.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Assuntos:

Bolsonaro