Apiacá passa realizar cadastro da nova Carteira de Identidade Nacional
Até então, os moradores precisavam se deslocar a outros municípios para obter o documento. Agora, com a implantação do serviço, Apiacá dá um passo importante rumo à autonomia administrativa.

Pela primeira vez, o município de Apiacá passa a oferecer o serviço de cadastramento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento já está sendo realizado na Sala do Empreendedor, localizada na Prefeitura, no Centro da cidade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAté então, os moradores precisavam se deslocar a outros municípios para obter o documento. Agora, com a implantação do serviço, Apiacá dá um passo importante rumo à autonomia administrativa.
A equipe da Sala do Empreendedor passou por um treinamento intensivo com a Polícia Científica do Espírito Santo para operar o novo sistema. O espaço foi equipado com tecnologia de ponta, incluindo câmera de alta resolução, biombo para captação de imagens, scanner e leitor biométrico.
A nova identidade utiliza o CPF como único número de registro válido para a identificação civil em todo o Brasil. A proposta do Governo Federal é unificar os dados, facilitar cadastros, evitar fraudes e garantir mais segurança jurídica ao cidadão. Todos os brasileiros devem possuir a CIN até o ano de 2032.
Após o período de testes, o serviço foi oficialmente iniciado com o primeiro cadastro, realizado na manhã desta sexta-feira (6), pelo prefeito Márcio Keres. “É um passo muito importante para termos cada vez mais autonomia em Apiacá”, afirmou o prefeito. “Estamos muito satisfeitos em contar com uma equipe treinada, equipada e plenamente preparada para atender cada cidadão apiacaense.”
O atendimento para emissão da CIN ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para realizar o cadastro, o morador deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento, um documento que contenha o CPF e um comprovante de residência.