Dor e febre: entenda os sinais de inflamação em cães e gatos
A inflamação é outra resposta do organismo a agentes agressivos, e pode ser aguda ou crônica. É caracterizada pelos sinais clássicos

O atendimento clínico de cães e gatos que apresentam febre e dor é um desafio recorrente na rotina dos veterinários. Esses sinais muitas vezes indicam a presença de processos inflamatórios ou infecciosos e requerem atenção especial para garantir conforto e buscar a recuperação dos pets.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiSegundo a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec, a febre é uma resposta fisiológica natural do organismo diante de infecções ou inflamações. “Embora atue como um mecanismo de defesa, febres elevadas causam desconforto agudo e podem agravar o quadro clínico do animal. A identificação da causa é essencial e pode estar relacionada a infecções bacterianas, virais, parasitárias ou até mesmo doenças autoimunes”, explica.
A inflamação é outra resposta do organismo a agentes agressivos, e pode ser aguda ou crônica. É caracterizada pelos sinais clássicos: vermelhidão, calor, inchaço, dor e perda de função.
A dor, por sua vez, é um sintoma frequente que acompanha a inflamação e merece atenção especial. “A dor pode variar de leve a intensa e comprometer de forma significativa a qualidade de vida do animal. O reconhecimento precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e deve ser feito com o auxílio de escalas de avaliação específicas para cães e gatos, que analisam postura, comportamento e resposta ao toque”, ressalta Marcella.
Para um diagnóstico adequado, o veterinário deve realizar avaliação clínica completa, considerando histórico detalhado do animal; espécie, idade e condição geral; exame físico minucioso; e exames complementares (hemograma, radiografia e ultrassonografia, entre outros). “Identificar a origem da febre, dor e inflamação agiliza o tratamento mais adequado, promovendo saúde, bem-estar e recuperação mais rápida”, ressalta a veterinária da Syntec.
Como parte do compromisso com a saúde animal, a Syntec disponibiliza Maxitec Oral, anti-inflamatório não esteroide (AINE) em suspensão, à base de Meloxicam. Além da ação anti-inflamatória, o produto possui propriedades antipiréticas e analgésicas de potência moderada, sendo indicado para cães e gatos em casos de febre; inflamações agudas ou crônicas; dor leve a moderada e afecções musculoesqueléticas. Maxitec Oral atua como inibidor preferencial da enzima COX-2, reduzindo os riscos de efeitos adversos no trato gastrointestinal, nas funções renais e na coagulação plaquetária, proporcionando maior segurança no uso contínuo ou em tratamentos prolongados.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726