Prouni 2025.2: veja como participar da seleção
Os candidatos que se inscreverem nesta edição terão acesso ao resultado da primeira chamada em 7 de julho.

O processo seletivo do Prouni 2025.2 já tem data para começar. Conforme o Edital nº 14/2025, publicado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC), os interessados poderão se inscrever entre 30 de junho e 4 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiOs candidatos que se inscreverem nesta edição terão acesso ao resultado da primeira chamada em 7 de julho. Aqueles que não forem selecionados de imediato ainda poderão ser convocados na segunda chamada, prevista para 28 de julho, também divulgada pelo portal oficial.
Critérios básicos
Para garantir a participação no Prouni 2025.2, o estudante precisa atender a critérios básicos: ter finalizado o ensino médio, ter feito o Enem em 2023 ou 2024, ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Participantes na condição de treineiro, por outro lado, não poderão concorrer.
O edital estabelece que será considerada, para fins de classificação, a edição do Enem em que o candidato obteve a melhor média final. Isso pode aumentar as chances de aprovação no curso e instituição desejados.
Condições socioeducacionais
Além do desempenho no exame, os participantes devem se encaixar em pelo menos uma das condições socioeducacionais previstas. Entre elas: ter estudado o ensino médio inteiramente na rede pública, ou em escola privada como bolsista integral ou parcial. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também podem participar, com regras específicas.
A concessão das bolsas segue critérios de renda. Para disputar as bolsas integrais, a renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais (50%), esse limite sobe para três salários mínimos. Professores da rede pública que desejam cursar licenciatura ou pedagogia estão isentos da exigência de renda.
O candidato deve indicar se deseja concorrer na modalidade de ampla concorrência ou pelas ações afirmativas, que contemplam pessoas com deficiência, além de indígenas, pardos e pretos autodeclarados. Contudo, a escolha influencia diretamente na classificação final.
Prioridade
A ordem de prioridade para seleção segue critérios definidos no edital. A preferência é dada aos professores da rede pública, seguidos por estudantes da rede pública de ensino, e posteriormente por diferentes combinações entre ensino público e privado, considerando a condição de bolsista.
Quem não for selecionado nas duas chamadas ainda poderá integrar a lista de espera do Prouni 2025.2. Para isso, será necessário manifestar interesse nos dias 18 e 19 de agosto, com resultado previsto para 22 de agosto, também pelo Portal Único.
Veja o cronograma completo do processo seletivo:
Inscrição: de 30/06 a 04/07
Resultado da 1ª chamada: 07/07
Resultado da 2ª chamada: 28/07
Lista de espera – manifestação de interesse: 18 e 19/08
Divulgação da lista de espera: 22/08
Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior para brasileiros de baixa renda, sem diploma de nível superior. Assim, o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições particulares de todo o país e divide-se em dois ciclos por ano.