Segurança

"Alerta Amber" ajuda encontrar adolescente desaparecida no ES

No Brasil, o sistema foi adotado em 2023. Já no Espírito Santo, este é o primeiro caso de sucesso já registrado.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Uma adolescente de 13 anos, desaparecida na última terça-feira (15), em Cariacica, foi encontrada quatro dias depois, no sábado (19), em Vila Velha, o final feliz foi resultado da tecnologia Amber Alert — sistema acionado e enviado para usuários das redes sociais com o objetivo de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

No Brasil, o sistema foi adotado em 2023. Ainda assim, no Espírito Santo, este é o primeiro caso de sucesso já registrado. A ferramenta divulga fotos e informações da vítima no Facebook e no Instagram para usuários próximos ao local da ocorrência.

Leia também: Drogas são apreendidas com apoio de cão farejador em Cachoeiro

Foto: Redes Sociais

De acordo com o portal G1, o sistema foi acionado pela Polícia Civil após a corporação identificar que o desaparecimento da jovem se enquadrava nos critérios do Amber Alert, uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Meta (empresa dona do Facebook e do Instagram). Entretanto, o sistema também pode ser usado em outras redes sociais.

Desde a primeira vez em que foi utilizado no Brasil, em 2023, o sistema foi acionado 64 vezes, com seis casos de sucesso. Contudo, dois deles foram em 2025.

Entretanto, quando procurada, a Polícia Civil informou que mais detalhes serão divulgados em outro momento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.