Alexandre de Moraes é alvo de sanções do governo Trump
O próprio governo norte-americano pode reverter a sanção caso avalie que ela não atende mais aos interesses de segurança nacional.

O governo dos Estados Unidos, sob a gestão de Donald Trump, aplicou nesta quarta-feira (30) sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky. A medida inclui o bloqueio de contas bancárias e bens em solo norte-americano, a restrição de acesso ao sistema financeiro dos EUA e a proibição de entrada do magistrado no país.
Além de Moraes, outros oito ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também tiveram seus vistos suspensos na semana passada, por determinação do governo norte-americano.
Leia Também: “Quero respeito”, diz Lula sobre tarifa de Trump contra o Brasil
As sanções decorrem de um processo movido pela organização Legal Help 4 You LLC na Justiça Federal da Flórida, atuando como amicus curiae em uma ação envolvendo as empresas Trump Media — de propriedade do atual presidente norte-americano — e Rumble. A entidade alega que decisões do STF, especialmente proferidas por Moraes, violam a soberania dos Estados Unidos ao impor restrições às plataformas por não atuarem no combate à desinformação e ao discurso de ódio.
Na ação, a Legal Help 4 You solicitou o envio do processo ao Departamento de Estado para avaliação da aplicação da Lei Magnitsky. A legislação, aprovada em 2012 durante o governo Obama, é voltada à responsabilização de indivíduos acusados de violações graves de direitos humanos ou envolvimento em corrupção internacional.
Segundo o portal Metrópoles, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, já havia sinalizado em maio a possibilidade de aplicar sanções ao Judiciário brasileiro. Em audiência no Congresso dos EUA, Rubio afirmou que a questão estava “sob análise”, em resposta a questionamento do deputado republicano Cory Mills.
A decisão ocorre em meio ao avanço das investigações no Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, e amplia a pressão política de setores bolsonaristas contra o STF. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente e aliado de Trump, atua nos Estados Unidos desde março articulando apoio a medidas punitivas contra Moraes.
A aplicação da Lei Magnitsky contra um ministro de Suprema Corte é inédita no cenário internacional. Historicamente, os alvos da legislação são integrantes de regimes autoritários, criminosos internacionais e violadores sistemáticos de direitos humanos.
Para ter seu nome retirado da lista de sanções, Moraes deverá comprovar que não teve envolvimento com os atos que motivaram a punição, que já foi responsabilizado judicialmente por eventuais irregularidades ou que alterou significativamente sua conduta. O próprio governo norte-americano pode reverter a sanção caso avalie que ela não atende mais aos interesses de segurança nacional.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726