Política Regional

IPESES: Ricardo Ferraço lidera em todos os cenários para governador

O Instituto de Pesquisas e Estatística do Espírito Santo (IPESES) também avaliou o cenário de disputa eleitoral tendo como opções apenas os candidatos Arnaldinho Borgo e Lorenzo Pazolini.

Por Flavio Cirilo

3 mins de leitura

em 12 de jul de 2025, às 11h00

Foto: Reprodução | Rede social
Foto: Reprodução | Rede social

Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas e Estatística do Espírito Santo (IPESES), antigo Instituto Solução, encomendado pelo portal AQUINOTICIAS.COM, aponta que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) lidera as intenções de votos para o Governo do Estado em 2026 em todos os cenários em que o seu nome é colocado entre as opções para o eleitorado capixaba.

No cenário em que o IPESES coloca como opções para os eleitores apenas os nomes do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e do vice-governador, por exemplo, Ricardo Ferraço desponta na primeira colocação com 37,6% da preferência dos entrevistados. Já Pazolini, parece com 34,9%.

Nesse contexto, 16% dos eleitores não sabem ou não responderam e 2,5% ainda estão indecisos. Outros 9% afirmaram votar branco ou nulo.

No cenário em que o instituto pergunta em quem os entrevistados votariam se os candidatos ao Governo do Estado fossem Arnaldinho Borgo (sem partido) e Ricardo Ferraço (MDB), a diferença entre o primeiro e segundo colocado é de cerca de 20%.   

Ricardo Ferraço lidera com 43,6% das intenções de votos. Já Arnaldinho Borgo, aparece com 23% da preferência dos eleitores.

Do total de entrevistados, 3,1% responderam que estão indecisos; 11,4%, votariam branco ou nulo, e 18,9% não sabem ou não responderam. 

Sem Ricardo Ferraço no cenário, Pazolini lidera pesquisa para o governo do Estado

O instituto também avaliou o cenário de disputa eleitoral tendo como opções apenas os candidatos Arnaldinho Borgo e Lorenzo Pazolini.

Nesse contexto, sem apresentar Ricardo Ferraço como candidato, o prefeito de Vitória desponta na frente com 37,8% das intenções de votos. Já o chefe do Poder Executivo municipal de Vila Velha aparece com 22,6% da preferência do eleitorado capixaba.   

Indecisos somam 4,3%; brancos e nulos, 13,1%. Outros 22,3% não sabem ou não responderam. 

Amostragem, margem de erro e abrangência

O IPESES ouviu 1.620 eleitores, com idade a partir de 16 anos, respeitando as cotas de sexo, faixa etária, escolaridade, renda e distribuição geográfica, de 30 municípios capixabas, garantindo, portanto, representatividade das diferentes regiões do Estado: Grande Vitória, Norte, Sul e região Serrana, entre os dias 07, 08 e 09 de julho de 2025.

O nível ou intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 2,5 %, para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui