Espírito Santo

Sedu fortalece cultura de paz com lançamento da ‘Revista Diálogos’

Voltada a gestores, professores, estudantes, famílias e profissionais da educação, a publicação convida toda a comunidade escolar a refletir

Foto: Divulgação

A busca por ambientes escolares mais acolhedores e seguros ganhou um novo aliado nas escolas capixabas. Com o lançamento da primeira edição da “Revista Diálogos”, a Secretaria da Educação (Sedu) dá mais um passo na construção da cultura de paz nas unidades de ensino da Rede Estadual.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Voltada a gestores, professores, estudantes, famílias e profissionais da educação, a publicação convida toda a comunidade escolar a refletir, dialogar e agir diante dos desafios relacionados à violência no ambiente educacional.

Fruto do Programa Educar para a Paz, criado em 2024, a publicação reúne uma diversidade de conteúdos que destacam iniciativas reais e inspiradoras. Experiências desenvolvidas pelas escolas ganham espaço ao lado de entrevistas, artigos de opinião, notícias e referências formativas. O objetivo é claro: incentivar o compartilhamento de práticas e fortalecer o compromisso coletivo com a paz.

Em dez seções temáticas, os leitores encontram desde relatos emocionantes em “Histórias que Inspiram” até reflexões profundas no espaço “Quebrando Silêncios”. Há ainda uma área dedicada à escuta ativa de professores, além de um repositório colaborativo para iniciativas pela paz.

Na carta de apresentação da revista, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destaca a importância do envolvimento de todos: “A construção de uma cultura de paz exige, acima de tudo, a participação de todas as pessoas. Que possamos, juntos, construir uma sociedade mais justa, humana e fraterna, começando dentro de nossas escolas.”

A gerente de Currículo da Educação Básica, Aleide Cristina de Camargo, frisou que a revista também abre espaço para que novas histórias sejam contadas. “Escolas interessadas em compartilhar suas práticas e ações podem participar das próximas edições da Revista Diálogos, entrando em contato com a equipe editorial pelo e-mail informado na publicação”, disse a servidora.

“Mais do que uma revista, a Diálogos nasce como uma ferramenta de mobilização. Um convite para que cada escola se reconheça como protagonista na transformação do ambiente escolar em um espaço de respeito, escuta e convivência pacífica”, complementou a gerente.

Para conferir a primeira edição e saber como sua escola pode contribuir, acesse AQUI.