Conexão Safra

Tecnologia permite colher abacaxi em épocas de melhor preço no ES

Uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) traz uma solução

Por Redação

2 mins de leitura

em 10 de jul de 2025, às 14h50

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma pesquisa desenvolvida no Espírito Santo pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) traz uma solução promissora para um dos principais desafios da cultura do abacaxi: o controle da floração natural. A inovação permite que os produtores tenham mais domínio sobre o momento em que a planta floresce, o que significa a possibilidade de escolher quando colher os frutos. Isso é feito por meio da aplicação da aviglicina (AVG), uma substância que inibe a produção do etileno, hormônio responsável por induzir a floração.

A pesquisadora Sara Dousseau Arantes explica que a motivação para o estudo surgiu da necessidade de resolver um problema recorrente na produção capixaba de abacaxi: a floração natural desuniforme, que ocorre principalmente entre os meses de junho e agosto. Esse fenômeno resulta em colheitas irregulares, aumento de custos e dificuldades no manejo da lavoura. Além disso, como o abacaxi é uma fruta que não amadurece depois de colhida, a floração desordenada compromete a qualidade e o planejamento da produção.

Leia mais em: https://conexaosafra.com/fruticultura/tecnologia-permite-colher-abacaxi-em-epocas-de-melhor-preco-no-es/

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui