Cidades

Cachoeiro realiza treinamento para reforçar combate à tuberculose

Na última semana, profissionais dos prontos atendimentos do município e da rede hospitalar também participaram do treinamento

Redação Redação

Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim, por meio do Programa Municipal de Combate à Tuberculose e Hanseníase, realiza nesta quarta-feira (27) mais uma etapa de treinamento voltado aos profissionais que atuam no atendimento a pacientes com tuberculose.

O encontro será realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci) e terá início às 10h. Nesta edição, a capacitação será direcionada aos profissionais do sistema penitenciário, incluindo servidores dos presídios masculino e feminino, do Centro de Detenção Provisória (CDP) e do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).

Leia também: Cachoeiro fortalece rede de solidariedade com produtores locais de alimentos

O objetivo é fortalecer a linha de cuidados aos pacientes, atualizando a equipe sobre temas como diagnóstico precoce, fluxos de encaminhamento, exames laboratoriais e condutas assistenciais. Na última semana, profissionais dos prontos atendimentos do município (PPG, Marbrasa e Itaoca) e da rede hospitalar (Hospital Infantil, Santa Casa, Hospital Evangélico e Unimed) também participaram do treinamento.

Embora seja uma doença curável, a tuberculose segue entre as principais causas de mortalidade no mundo. De acordo com relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023 a doença voltou a ser a principal causa de morte por um único agente infeccioso, superando a Covid-19 — dado reforçado pelo Boletim Epidemiológico de Tuberculose 2025.

O Brasil assumiu, junto à OMS, o compromisso de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. Entre as metas, está a redução de 90% da incidência da doença até 2035, atingindo o índice de apenas 10 casos por 100 mil habitantes.

Referência no combate à tuberculose no sul do Espírito Santo, Cachoeiro conta com laboratório equipado com o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que garante maior agilidade e precisão no diagnóstico, contribuindo para um tratamento mais eficiente.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui