Geral

Como criar o melhor logotipo para o seu negócio

Aprenda a criar um logotipo simples, relevante e versátil que fortaleça a identidade visual da sua marca e destaque seu negócio.

Redação Redação

A hora de criar a identidade visual da sua marca é sempre um desafio para qualquer empreendedor. Como se isso não bastasse, o desafio de garantir que o logotipo e outros elementos sejam realmente perfeitos é algo que costuma exigir tempo e dedicação.

Felizmente, ferramentas para criar logo facilitaram muito o processo de criação da identidade visual da sua marca. Hoje em dia é possível desenvolver o logotipo e outros materiais essenciais com apenas alguns cliques.

Confira, neste guia rápido, todas as dicas para criar o melhor logotipo para o seu negócio e dê os primeiros passos com uma identidade visual que realmente transmita a essência da sua empresa.

Foque na simplicidade

Não adianta querer incluir tudo que diz respeito ao seu negócio em uma simples imagem. Isso não chega a ser algo impossível, mas é muito difícil e pode fazer com que o logo da sua empresa fique confuso para os clientes em potencial.

O ideal é que você foque na simplicidade ao criar o logo e toda a identidade visual da sua empresa. Comece do básico, pensando na essência da sua empresa. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.

Digamos que você tenha uma empresa que presta consultoria especializada em Poder de Polícia para concursos policiais. Nesse caso, o logotipo deve transmitir essa sua área de atuação e, ao mesmo tempo, focar no simples.

Tente pensar em como o seu cliente em potencial vê o seu negócio pelo seu logotipo. O símbolo criado transmite seriedade? É fácil identificar que você presta o tipo de serviço que se propõe a oferecer apenas observando o logo da empresa? Esses são questionamentos que precisam ser fáceis de responder com base na imagem criada.

Antes de seguirmos para a próxima dica, tenha em mente que a simplicidade também diz respeito às cores que são adicionadas no logo. Para profissionais acostumados a criarem logotipos dos mais variados tipos, uma ou até duas cores são suficientes para criar um símbolo memorável para o seu negócio.

Adicione personalidade e relevância

Você quer que a sua empresa se diferencie dos concorrentes, certo? Para alcançar esse objetivo, precisará que o seu logotipo tenha personalidade e seja relevante para o nicho que pretende atuar.

Linhas fortes e fontes bem selecionadas podem fazer toda a diferença na hora de criar um logo com relevância e personalidade. Mais uma vez, vamos a alguns exemplos práticos para você entender melhor o que estamos tentando explicar.

O logo da Disney e da Amazon focam em simplicidade como personalidade dessas marcas. Já o logotipo da Red Bull e da Nike têm um enfoque na animação. Por outro lado, Volvo e Google buscam mostrar competência com seus logotipos.

Exemplos de logotipos que mostram força são os da Harley Davidson, Jeep, e Timberland. Todas essas marcas possuem traços fortes, com letras mais grossas, o que transmite uma forte personalidade para os seus clientes.

Já a sofisticação pode ser encontrada no logotipo da Rolex, Gucci, entre outras marcas. As linhas finas mostram que essas empresas focam em produtos sofisticados para clientes selecionados.

Esses conceitos precisam estar na sua mente quando decidir criar logo para a sua empresa. Com isso, será possível transmitir a personalidade e fortalecer a relevância do seu negócio independentemente do setor em que atua.

Finalize com a versatilidade

Seus clientes em potencial vão encontrar o seu logo das mais variadas maneiras. Redes sociais, aplicativos, sites otimizados pelo navegador do celular, computador, etc. Por isso, não deixe de lado a versatilidade.

A versatilidade de um logotipo nada mais é do que a capacidade do logo em seu adaptar à tela do cliente em potencial. Em outras palavras, é preciso que o símbolo seja fácil de identificar, independentemente da plataforma utilizada pela pessoa que procura o seu negócio.

Logotipos que são apresentados em formatos não adaptados a tela dos celulares, por exemplo, tendem a passar uma má impressão para quem compra utilizando dispositivos móveis. Como pesquisas já evidenciaram que sem celular o brasileiro não compra, é essencial que a sua marca se adapte aos smartphones para se manter relevante.

Essa lógica é válida não só para empresas que atuam no Brasil, mas também para negócios que operam no exterior. Afinal, o comportamento de compra de boa parte dos estrangeiros não é muito diferente dos brasileiros.

Utilizar essas dicas na hora de criar um logo e a identidade visual do seu negócio é essencial. Assim, você garante que o logotipo criado consegue aliar simplicidade, personalidade, relevância e versatilidade.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui