Consulta ao 4º lote de restituição do IR 2025: veja quando será liberada
Contribuintes que não forem contemplados ainda terão nova oportunidade no quinto lote, programado para 30 de setembro.

A Receita Federal libera, a partir das 10h desta sexta-feira (22), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento está previsto para o dia 29 de agosto. Contribuintes que não forem contemplados ainda terão nova oportunidade no quinto lote, programado para 30 de setembro.
Segundo o órgão, esse lote trará um número maior de restituições para contribuintes sem prioridades legais, já que a maioria dos beneficiados por lei foi atendida nos lotes anteriores. “O lote seguirá com os pagamentos em ordem de prioridade. Como a maioria dos contribuintes prioritários já foram pagos, devemos ter um grande número de não prioritários”, informou a Receita em nota.
Leia também: Salário termina antes do fim do mês para 54% dos brasileiros, aponta pesquisa
Quem recebe primeiro
A ordem de prioridade obedece à legislação vigente:
- contribuintes acima de 80 anos;
- pessoas com mais de 60 anos com deficiência ou moléstia grave;
- quem tem no magistério a principal fonte de renda;
- declarações pré-preenchidas com indicação de Pix para restituição;
- demais contribuintes.
Como consultar
A verificação deve ser feita no site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O sistema disponibiliza uma consulta simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja pendências, é possível retificar a declaração corrigindo eventuais erros.
Pagamento
O valor será creditado diretamente na conta bancária informada na declaração ou via Pix, pelo Banco do Brasil. Se não for resgatado em até um ano, o contribuinte precisará solicitar novamente o recurso no Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário de restituição do IR 2025
- 1º lote – já pago
- 2º lote – já pago
- 3º lote – já pago
- 4º lote – 29 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
No total, foram entregues 43,3 milhões de declarações neste ano. Destas, 50,3% foram feitas pela modalidade pré-preenchida, 55,5% na forma simplificada e 56,5% têm imposto a restituir. Quem não enviou no prazo, encerrado em 30 de maio, está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui