Cidades

Contação de história é um instrumento pedagógico nas escolas de Vila Velha

A gestora da Umef Prof. Emília do Espírito Santo Carneiro, Idalina Treickel, compartilhou sua experiência após receber a apresentação na unidade de ensino para as turmas de 1º ao 4º ano

Redação Redação

Foto: Assessoria

Às terças e quartas-feiras, alunos da rede municipal de ensino de Vila Velha recebem visitantes cheios de histórias para contar. Trata-se dos projetos de contação de histórias organizados pelo setor de Arte & Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que levam atrações lúdicas e pedagógicas para as escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
 
De acordo com Karlla Pio, do setor Arte & Cultura da Semed, o objetivo destas ações é enriquecer a experiência escolar das crianças por meio da arte, da música, da narração e da contação de histórias.

Leia também: Semana começa com 186 vagas de emprego em oferta no Sine Vila Velha
 
“Com essa iniciativa, esperamos contribuir para a formação de leitores críticos e imaginativos, reforçando o valor da literatura na infância e da história do nosso povo, promovendo cultura, inclusão e diversão”, ressalta.
 
A professora e contadora de história, Elaine Augusta, que também é atriz e cantora, leva o projeto “Ginga das Palavras: canta contos”, que pensa a música como aliada na aprendizagem da leitura, escrita e apreciação artística.
 
“A partir do livro “O Poder do meu Cabelo” da professora da rede, Ione Duarte, foi confeccionada no próprio setor de Arte & Cultura uma boneca negra de tecido para contemplar a Lei nº 10639/03 – que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas. Aproveitamos este momento divertido para ressaltar a importância do diálogo, e da valorização das diferenças de cada povo e de cada cultura”, explica Elaine.
 
Sara Ferreira, professora e contadora de história, se apresenta com o projeto “Viajando no Mundo Mágico dos Contos”, que incentiva a leitura através da história, quando ela se caracteriza com vários figurinos para chamar a atenção dos alunos e tornar o ambiente mais lúdico. “Através das histórias, as crianças ampliam seus conhecimentos, pois o enredo retrata formas diferentes de pensar, agir e ser. Todos esses fatores contribuem para o desenvolvimento integral da criança”, ressalta Sara.
 
A gestora da Umef Prof. Emília do Espírito Santo Carneiro, Idalina Treickel, compartilhou sua experiência após receber a apresentação na unidade de ensino para as turmas de 1º ao 4º ano. “A contação de histórias desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Ao ouvir histórias, elas expandem seu vocabulário e demonstram uma curiosidade, além de terem sua imaginação e criatividade estimuladas”, explica.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui