Escola de Piúma promove experiência sensorial com café em Pedra Azul
No KHAS Café, os alunos vivenciaram uma imersão completa no universo do café especial.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Filomena Quitiba, de Piúma, promoveu, na última sexta-feira (1º), uma experiência única que uniu ciência, cultura, meio ambiente e protagonismo juvenil. Como parte do projeto interdisciplinar “A Alquimia dos Cafés Especiais”, estudantes do Ensino Fundamental participaram de uma visita técnica e sensorial ao KHAS Café, em Pedra Azul, e ao Parque Estadual da Pedra Azul, no município de Domingos Martins.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNo KHAS Café, os alunos vivenciaram uma imersão completa no universo do café especial: desde a colheita e secagem até a torra, moagem, métodos de preparo e análise sensorial. A atividade possibilitou compreender, na prática, como transformações físicas e químicas influenciam os sabores e aromas dessa bebida tão presente na cultura capixaba.
Leia também: “Cinema em Família” chega ao Recanto do Ancião em Aracruz
A programação seguiu no Parque Estadual da Pedra Azul, onde os estudantes exploraram a biodiversidade local, aprenderam sobre preservação ambiental e discutiram a importância dos recursos naturais para a economia e qualidade de vida.
“A visita ao KHAS Café e ao Parque Estadual da Pedra Azul foi uma oportunidade única de integrar teoria e prática de forma significativa. Os alunos vivenciaram na prática os conteúdos discutidos em sala, ampliaram sua percepção sobre ciência no cotidiano e se encantaram com os processos que envolvem o café especial”, destacou a professora de Química Érika Aparecida Menegardo Onhas Marques.
Para o estudante Jean Gomes Florentino, do 2º IM01 Energia, a experiência foi transformadora: “Nunca tinha feito uma viagem assim. Aprendi muito, principalmente com as conversas que tivemos durante o passeio. Com certeza essa visita vai me ajudar a pensar mais sobre meu futuro. Foi um dia leve, divertido e cheio de aprendizados.”