
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Filomena Quitiba, de Piúma, promoveu, na última sexta-feira (1º), uma experiência única que uniu ciência, cultura, meio ambiente e protagonismo juvenil. Como parte do projeto interdisciplinar “A Alquimia dos Cafés Especiais”, estudantes do Ensino Fundamental participaram de uma visita técnica e sensorial ao KHAS Café, em Pedra Azul, e ao Parque Estadual da Pedra Azul, no município de Domingos Martins.
No KHAS Café, os alunos vivenciaram uma imersão completa no universo do café especial: desde a colheita e secagem até a torra, moagem, métodos de preparo e análise sensorial. A atividade possibilitou compreender, na prática, como transformações físicas e químicas influenciam os sabores e aromas dessa bebida tão presente na cultura capixaba.
Leia também: “Cinema em Família” chega ao Recanto do Ancião em Aracruz
A programação seguiu no Parque Estadual da Pedra Azul, onde os estudantes exploraram a biodiversidade local, aprenderam sobre preservação ambiental e discutiram a importância dos recursos naturais para a economia e qualidade de vida.
“A visita ao KHAS Café e ao Parque Estadual da Pedra Azul foi uma oportunidade única de integrar teoria e prática de forma significativa. Os alunos vivenciaram na prática os conteúdos discutidos em sala, ampliaram sua percepção sobre ciência no cotidiano e se encantaram com os processos que envolvem o café especial”, destacou a professora de Química Érika Aparecida Menegardo Onhas Marques.
Para o estudante Jean Gomes Florentino, do 2º IM01 Energia, a experiência foi transformadora: “Nunca tinha feito uma viagem assim. Aprendi muito, principalmente com as conversas que tivemos durante o passeio. Com certeza essa visita vai me ajudar a pensar mais sobre meu futuro. Foi um dia leve, divertido e cheio de aprendizados.”
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui