Cidades

Exame de vista gratuito para alunos de Cachoeiro. Saiba como garantir esse direito

Os pacientes receberão diagnóstico com encaminhamento para os tratamentos adequados, como cirurgias de catarata, quando necessárias.

Redação Redação

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, assinou a autorização para um convênio entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social com o Hospital Evangélico, por meio do Instituto dos Olhos.

A iniciativa vai garantir exames de vista gratuitos para mais de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino.

Leia também: Cachoeiro de Itapemirim registra 68 dias sem homicídios

A ação será realizada com um ônibus especialmente adaptado, que contará com dois consultórios oftalmológicos. O veículo percorrerá as escolas municipais, levando atendimento direto aos alunos. Caso seja identificado que a criança precisa de óculos, ela será encaminhada ao Centro Regional de Especialidades (CRE), que possui programa de fornecimento gratuito de órteses oftalmológicas (óculos de grau).

Além de atender os estudantes, o ônibus também estará disponível em comunidades para oferecer consultas a idosos. Nestes casos, os pacientes receberão diagnóstico com encaminhamento para os tratamentos adequados, como cirurgias de catarata, quando necessárias.

“O convênio é um grande avanço para nossa rede de ensino e para a saúde da população. Muitas vezes, a dificuldade em enxergar é um dos principais obstáculos no aprendizado das crianças. Queremos eliminar essa barreira e garantir que nossos alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado. Além disso, estender o benefício aos idosos reforça nosso compromisso de cuidar de quem mais precisa”, destacou o prefeito Theodorico Ferraço.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui