Segurança

Vila Velha realiza ações no mês de enfrentamento à violência contra a mulher

Ao longo do mês serão promovidas palestras educativas em terminais de ônibus e dentro do transporte coletivo, nas unidades básicas de saúde, escolas e faculdades.

Foto: Reprodução | Ales

Em Vila Velha, a campanha Agosto Lilás terá uma programação repleta de ações desenvolvidas pala Secretaria das Mulheres da Prefeitura de Vila Velha para conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e pela Lei Municipal nº 3.340/2017, a campanha Agosto Lilás reforça a importância da divulgação da Lei Maria da Penha, dos serviços especializados da rede de apoio e dos mecanismos de denúncia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Mega-Sena paga 99 milhões a aposta simples do ES

Ao longo do mês serão promovidas palestras educativas em terminais de ônibus e dentro do transporte coletivo, nas unidades básicas de saúde, escolas e faculdades. A programação inclui ainda rodas de conversa com movimentos sociais, uma feira de empreendedorismo feminino e o lançamento de uma cartilha virtual voltada à capacitação dos servidores públicos, sobre o atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência e seus filhos.

Também haverá ações itinerantes do programa “Vila Velha Por Elas”, com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Divino Espírito Santo, Ibes, Ataíde, Jardim Marilândia e Jabaeté.

Durante as ações, a secretaria fará uma escuta qualificada com as mulheres atendidas, oferecendo orientação jurídica, serviços de saúde da mulher, orientação a mulheres que necessitam de absorventes e cadastramento no programa Conecta Mulher, que realiza encaminhamentos ao mercado de trabalho, por meio de parcerias estabelecidas com o Sine e as empresas da cidade. 

“Preparamos essas ações a fim de conscientizar a população e contribuir para a redução da violência, visando proporcionar um ambiente mais seguro para as mulheres. Através de uma escuta qualificada, garantimos que elas tenham acesso a serviços especializados e se sintam acolhidas pelo município”, salientou a secretária de Políticas Públicas Para Mulheres, Lyza Herzog

Programação – Agosto Lilás

Quarta-feira (06), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Divino Espírito Santo – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, cadastro para agendamento de preventivo, mamografia e outros atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica  e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS. 

Quarta-feira (06), às 19 horas, na faculdade Novo Milênio, em Coqueiral de Itaparica – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

Quinta-feira (07), às 8 horas – Lançamento da cartilha virtual direcionada aos servidores do município, sobre atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência.

Segunda-feira (11), das 9 às 11 horas –  Campanha educativa no Terminal Vila Velha.

Terça-feira (12), das 14 às 16 horas, no CRAS de Jabaeté –  Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes de redes de proteção.

Terça-feira (12), às 19 horas, na Universidade Vila Velha (UVV) – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Quarta-feira (13), das 8h30 às 12 horas, na  UBS do Ibes – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

Quinta-feira (14), às 19 horas, na Faculdade Estácio de Sá – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Segunda-feira (18),das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal Itaparica. 

De segunda-feira (18) a sexta-feira (22), das 8 às 18 horas, no Parque da Prainha – Presença do Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, para dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com a participação da Secretaria Municipal da Mulher, através do Cramvive.

Terça-feira (19), das 14 às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha –  Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes da rede de proteção.

Quarta-feira (20), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Ataíde – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica  e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

Quarta-feira (20), às 19 horas, na Faculdade Multivix – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

Quinta-feira (21), das 8h30 às 12 horas, na  UBS de Jardim Marilândia – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, coleta de preventivo e outros atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

Sexta-feira (22), das 10 às 18 horas, Parque Urbano Duque de Caxias – Feira empreendedora, com artigos e alimentos produzidos de mulheres cadastradas no programa Conecta Mulher, acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência, com atendimento da rede de proteção e encerramento com homenagens.

Segunda-feira (25), das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal São Torquato.

Quarta-feira (27), das 8h30 às 12 horas, na  UBS de Jabaeté – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

De quinta-feira (28) a sábado (30), das 8 às 18 horas – Representação do município na Conferência Estadual da Mulher, em Aracruz.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726