Castelo e Iconha recebem treinamento contra ataques de onças e javalis
O Ibama destaca que a criação ou soltura de javalis e onças na natureza é proibida.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, na segunda-feira (1º), a Oficina de Atendimento a Situações de Conflitos com Onças e Javalis.
A capacitação segue até sexta-feira (5), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e as prefeituras de Castelo e Iconha.
Leia também: Precisando negociar suas dívidas? A Feira Parceria Legal é o lugar certo
Segundo especialistas, o javali é uma espécie invasora que causa grandes prejuízos ambientais e pode atacar plantações, animais domésticos e até pessoas. Sua presença já foi registrada em diferentes regiões do Espírito Santo, exigindo ações de controle mais rígidas.
Já a onça-pintada, em risco de extinção no estado, está restrita ao complexo florestal Linhares-Sooretama. Apesar de não haver registros de ataques de grandes felinos a seres humanos no Espírito Santo, os encontros ocasionais em áreas rurais geram medo e exigem orientação adequada para evitar riscos.
O Ibama destaca que a criação ou soltura de javalis e onças na natureza é proibida. Em caso de avistamento desses animais, a recomendação é acionar imediatamente as autoridades ambientais e não tentar enfrentá-los por conta própria.
Com a oficina, os órgãos ambientais buscam orientar comunidades sobre como agir em situações de risco, reduzindo os impactos dos javalis e promovendo a convivência segura com a fauna silvestre.
Programação
- 1º/09, das 14h às 17h: Reunião técnica no Centro Comunitário da Igreja Católica. Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 80 – Centro, Castelo, Espírito Santo.
- 02/09, das 8h às 12h: Visita técnica na Fazenda Santa Rita, com ponto de encontro às 8h no Centro Comunitário da Igreja Católica.
- 04/09, das 14h às 17h: Reunião técnica no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Iconha. Endereço: Av. Manoel Jacques Soares, 132–184 – Jardim Jandira, Iconha, Espírito Santo.
- 05/09, das 8h às 12h: Visita técnica, com ponto de encontro no Cras de Iconha.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui