
No último final de semana de agosto, a produtora de cinema Fábulas Filmes participou da 20ª edição do BUT Film Festival (BFF), em Breda, na Holanda. O evento é de grande destaque no cinema fantástico internacional e realiza exibição exclusiva de filmes B, underground e trash. A presença da produtora foi viabilizada pelo Edital de Circulação e Intercambio de 2025, da Secretaria da Cultura (Secult).
A programação do festival contou com duas exibições para cada filme do diretor Rodrigo Aragão:
- O Cemitério das Almas Perdidas (Cemetery of Lost Souls, 2020): quinta-feira, 28 de agosto, às 20h e domingo, 31 de agosto, às 14h
- Prédio Vazio (Evil Within, 2025), em sua estreia holandesa: sexta-feira, 29 de agosto, às 22h e sábado, 30 de agosto, às 20h
Leia também: ‘Ainda Estou Aqui’ é escolhido Melhor Filme do Ano pela crítica internacional
Homenagem a Rodrigo Aragão
Neste ano, o cineasta capixaba Rodrigo Aragão também foi homenageado com o troféu Super Awesome Award 2025, reconhecimento que reafirma a afinidade do BUT Film Festival com o cinema produzido em Guarapari.
Ao longo de sua trajetória, todos os filmes do diretor já foram exibidos no BFF, consolidando a presença da cultura capixaba em um dos palcos mais importantes do cinema fantástico internacional. Essa acolhida reflete não apenas o talento da produção local, mas também o impacto do investimento público cultural na valorização e difusão da nossa identidade artística.
Sinopses
Prédio Vazio
Após o misterioso desaparecimento da mãe durante o carnaval de Guarapari, Luna parte em busca de respostas. A trilha leva a um prédio abandonado (ou quase). Entre paredes e corredores sem fim, o que parecia vazio revela-se um espaço habitado por almas que não descansam.
O Cemitério das Almas Perdidas
Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.
Quem é Rodrigo Aragão
Nascido em 1977, Guarapari, o cineasta atualmente integra a equipe da Fábulas Negras Produções. Rodrigo escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa-metragem e cinco curtas nos gêneros terror, fantasia e aventura.
Participou de mais de cem festivais no Brasil e no exterior, ganhando diversos prêmios. Tem como objetivo renovar o cinema de gênero brasileiro, levando a cultura regional para os mais diversos pontos do globo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui