Cidades

Emoção e qualidade marcam a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental em Guaçuí

Vídeos Curtas Ambiental
Foto: Divulgação

Na noite da quinta-feira (11), o Teatro Municipal Fernando Torres recebeu um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e ambiental de Guaçuí: a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, com o tema: “A Juventude e o Meio Ambiente: Como os jovens podem liderar mudanças ambientais?”.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a mostra reuniu alunos e educadores de cincoe escolas do município, em uma celebração de criatividade, conscientização e responsabilidade socioambiental.

Leia também: TJES alerta para tentativas de golpe em 4 cidades no Sul do ES

Desde a recepção calorosa na entrada do teatro, organizada pela equipe da Semmam com registros fotográficos e boas-vindas, até os mínimos detalhes de protocolo e organização, o evento se destacou pela inovação e pela emoção que marcou cada momento.

Discursos de abertura

Visivelmente emocionado, o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, abriu a solenidade reforçando a importância de transformar discursos em ações concretas. “Precisamos sair definitivamente do campo do discurso e irmos imediatamente para a solução com práticas; todos nós”, destacou, agradecendo o empenho de diretores, professores, alunos e do corpo de jurados altamente qualificado.

Em seguida, a juíza de Direito da Comarca de Guaçuí e integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Dra. Graciela de Rezende Henriquez, falou em nome dos jurados. Ela ressaltou a emoção em participar de um evento que valoriza a preservação ambiental. “Que alegria, que gratidão! O evento está lindo, tudo muito organizado, focando em um tema altamente relevante e necessário”, afirmou.

O vice-prefeito, Dr. Paulo César, representando o prefeito Vagner Rodrigues, que precisou se ausentar momentaneamente, também fez questão de enfatizar a relevância da mostra. “É gratificante testemunhar que os jovens estão engajados na causa e que a conscientização ambiental está cada vez mais evidente em nossa cidade”, declarou.

Exibição dos curtas e júri técnico

Na sequência, foram exibidos os curtas-metragens produzidos pelos estudantes, avaliados por um júri de especialistas composto por: Dra. Anna Cláudia Aparecida de Alcântara Tristão – Especialista em Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); Cleyton Bruno Nogueira – Analista de Marketing da Rede Gazeta Regional Sul Capixaba; Fabrício Dias Heitor – Biólogo, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); Dra. Domitila Moraes Sana – Assessora do Ministério Público em Guaçuí; Dra. Graciela de Rezende Henriquez – Juíza de Direito da Comarca de Guaçuí, Integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo e Kélvia Raquel de Souza Ribeiro dos Santos – Especialista em Gestão Pública e Terapeuta.

Além dos jurados, diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o deputado estadual Dr. Hudson Leal e os vereadores Paulinho do Vitalino (representando o presidente da Câmara, Carlos Loumeu de Oliveira), Nelsinho Salvador, Adimilson Moreira, Denis Lesqueves e Rodrigo Candó, além de educadores, ambientalistas e representantes de entidades voltadas à defesa do meio ambiente.

Premiação e reconhecimento

Antes da revelação dos vencedores, o prefeito Vagner Rodrigues e o secretário Roberto Martins homenagearam os jurados com lembranças alusivas ao evento, gesto que emocionou a todos e rendeu elogios pela organização e relevância da mostra.

Com grande expectativa do público presente e dos que acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube, foram anunciados os vencedores:

  • Troféu Clareza na Proposta de Ação ou Solução: Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, com o curta “Amanhã Silencioso”;
  • Troféu Alinhamento ao Tema Proposto: Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, com o curta “Cadê meu ar que estava aqui?”;
  • Troféu Criatividade e Inovação: Escola Municipal Elvira Bruzzi, com o curta “Uma barra de sabão, menos óleo no meio ambiente”;
  • Troféu Impacto Socioambiental da Mensagem: Escola José Antônio de Carvalho, com o curta “Comunidade Quilombola: coleta que transforma”;

Grande destaque da noite: a Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, com o curta “Vozes das Margens”, que conquistou os troféus de Melhor Roteiro, Edição e Finalização, além de Fotografia e Captação de Imagens.

Encerramento

O evento terminou em clima de celebração, com intensa comemoração no palco e muitos cumprimentos, registros fotográficos dos alunos e professores com os troféus, cuidadosamente confeccionados em alumínio fundido com acabamento dourado, base de granito preto e plaqueta em latão.

Mais do que um concurso, a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental reafirmou o compromisso de Guaçuí com a educação, a arte e a preservação ambiental, inspirando jovens a se tornarem protagonistas na construção de um futuro sustentável.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726