
Na noite da quinta-feira (11), o Teatro Municipal Fernando Torres recebeu um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e ambiental de Guaçuí: a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, com o tema: “A Juventude e o Meio Ambiente: Como os jovens podem liderar mudanças ambientais?”.
Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a mostra reuniu alunos e educadores de cincoe escolas do município, em uma celebração de criatividade, conscientização e responsabilidade socioambiental.
Leia também: TJES alerta para tentativas de golpe em 4 cidades no Sul do ES
Desde a recepção calorosa na entrada do teatro, organizada pela equipe da Semmam com registros fotográficos e boas-vindas, até os mínimos detalhes de protocolo e organização, o evento se destacou pela inovação e pela emoção que marcou cada momento.
Discursos de abertura
Visivelmente emocionado, o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, abriu a solenidade reforçando a importância de transformar discursos em ações concretas. “Precisamos sair definitivamente do campo do discurso e irmos imediatamente para a solução com práticas; todos nós”, destacou, agradecendo o empenho de diretores, professores, alunos e do corpo de jurados altamente qualificado.
Em seguida, a juíza de Direito da Comarca de Guaçuí e integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Dra. Graciela de Rezende Henriquez, falou em nome dos jurados. Ela ressaltou a emoção em participar de um evento que valoriza a preservação ambiental. “Que alegria, que gratidão! O evento está lindo, tudo muito organizado, focando em um tema altamente relevante e necessário”, afirmou.
O vice-prefeito, Dr. Paulo César, representando o prefeito Vagner Rodrigues, que precisou se ausentar momentaneamente, também fez questão de enfatizar a relevância da mostra. “É gratificante testemunhar que os jovens estão engajados na causa e que a conscientização ambiental está cada vez mais evidente em nossa cidade”, declarou.
Exibição dos curtas e júri técnico
Na sequência, foram exibidos os curtas-metragens produzidos pelos estudantes, avaliados por um júri de especialistas composto por: Dra. Anna Cláudia Aparecida de Alcântara Tristão – Especialista em Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); Cleyton Bruno Nogueira – Analista de Marketing da Rede Gazeta Regional Sul Capixaba; Fabrício Dias Heitor – Biólogo, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); Dra. Domitila Moraes Sana – Assessora do Ministério Público em Guaçuí; Dra. Graciela de Rezende Henriquez – Juíza de Direito da Comarca de Guaçuí, Integrante da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo e Kélvia Raquel de Souza Ribeiro dos Santos – Especialista em Gestão Pública e Terapeuta.
Além dos jurados, diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o deputado estadual Dr. Hudson Leal e os vereadores Paulinho do Vitalino (representando o presidente da Câmara, Carlos Loumeu de Oliveira), Nelsinho Salvador, Adimilson Moreira, Denis Lesqueves e Rodrigo Candó, além de educadores, ambientalistas e representantes de entidades voltadas à defesa do meio ambiente.
Premiação e reconhecimento
Antes da revelação dos vencedores, o prefeito Vagner Rodrigues e o secretário Roberto Martins homenagearam os jurados com lembranças alusivas ao evento, gesto que emocionou a todos e rendeu elogios pela organização e relevância da mostra.
Com grande expectativa do público presente e dos que acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube, foram anunciados os vencedores:
- Troféu Clareza na Proposta de Ação ou Solução: Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, com o curta “Amanhã Silencioso”;
- Troféu Alinhamento ao Tema Proposto: Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, com o curta “Cadê meu ar que estava aqui?”;
- Troféu Criatividade e Inovação: Escola Municipal Elvira Bruzzi, com o curta “Uma barra de sabão, menos óleo no meio ambiente”;
- Troféu Impacto Socioambiental da Mensagem: Escola José Antônio de Carvalho, com o curta “Comunidade Quilombola: coleta que transforma”;
Grande destaque da noite: a Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, com o curta “Vozes das Margens”, que conquistou os troféus de Melhor Roteiro, Edição e Finalização, além de Fotografia e Captação de Imagens.
Encerramento
O evento terminou em clima de celebração, com intensa comemoração no palco e muitos cumprimentos, registros fotográficos dos alunos e professores com os troféus, cuidadosamente confeccionados em alumínio fundido com acabamento dourado, base de granito preto e plaqueta em latão.
Mais do que um concurso, a 13ª Mostra de Vídeos Curtas Ambiental reafirmou o compromisso de Guaçuí com a educação, a arte e a preservação ambiental, inspirando jovens a se tornarem protagonistas na construção de um futuro sustentável.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui