Cidades

Fé, reflexão e cuidado com a natureza marcam Romaria em Dores do Rio Preto

A Romaria da Água e da Terra já tem tradição em várias regiões do Brasil e acontece há mais de 60 anos

Alissandra Mendes Alissandra Mendes

Cachoeira do Cambucá, em Dores do Rio Preto, é ponto de partida da Rota Pedra Menina
Foto: Wikimedia Commons

Nos dias 18 e 19 de outubro, o distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, será transformado em ponto de encontro de fé, reflexão e compromisso com o meio ambiente. A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Diocese de Caratinga (MG), promove a 2ª edição da Romaria da Água e da Terra, evento que deve reunir entre 3,5 mil e 4 mil pessoas ao longo dos dois dias.

A Romaria da Água e da Terra já tem tradição em várias regiões do Brasil e acontece há mais de 60 anos. Em comum, todas as edições reforçam a necessidade de valorização dos recursos naturais e de responsabilidade coletiva no cuidado com o planeta. Em Pedra Menina, a proposta é unir fé e consciência ambiental em um mesmo espaço.

Leia também: Rota do Itabira destaca belezas naturais e experiências únicas no Sul capixaba

Segundo o padre Evaldo Ferreira, o evento se conecta diretamente com os ensinamentos do Papa Francisco. “A Romaria da Água e da Terra nasce em sintonia com aquilo que o Papa nos pedia. Ele escreveu uma encíclica sobre a ‘Casa Comum’ e sobre a importância do cuidado que devemos ter com ela. Abraçamos essa missão e, através da romaria, buscamos despertar essa consciência nos fiéis”, explicou.

Além das celebrações religiosas, a programação vai incentivar práticas sustentáveis. O evento terá a proposta de ser “lixo zero”, sem o uso de descartáveis.

“Serão dias de oração, de reflexão e de união. Nossa expectativa é reunirmos entre 3,5 mil a 4 mil pessoas nos dois dias. Além disso, vamos fazer o lixo zero e zero descartáveis nesse evento. As pessoas que vão participar estão sendo convidadas a levarem seus pratos, talheres e canecas. Queremos zerar o lixo”, completa.

Confira a programação completa!

Sábado (18/10)

  • 16h – Abertura e Motivação Pastoral – Padres da Diocese.
  • 16h20 – Roda de Conversa com temas sobre “meio ambiente, águas, desenvolvimento rural sustentável e o cuidado da “Casa Comum” – com diversos guardiões, autoridades e personalidades estaduais/regionais.
  • 18h30 – Apresentações Culturais, Comidas Típicas e Feira da Economia Solidária.
  • 20h30 – Show regional

Domingo (19/10)

  • 7h – Acolhida das comunidades na Comunidade Paraíso – Lado mineiro anexo a Pedra Menina
  • 7h30 – Caminhada até a vila de Pedra Menina
  • 8h – Chegada na Vila de Pedra Menina e Café partilhado e apresentações cultural.
  • 9h – Palestra sobre o Cuidado com a Casa Comum – Cáritas Brasileira

Testemunho dos Guardiões do Caparaó/ Troca de experiências. Entrega de Mudas da Mata Atlântica.

  • 11h40– Missa com o Bispo Diocesano
  • 12h40 – Caminhada com a cruz até as margens do Rio Preto, fincamento do Cruzeiro e benção das águas.
  • 13h – Almoço e Apresentações Culturais

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Alissandra Mendes
Alissandra Mendes

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.