Cinema e Streaming

FestCine Pedra Azul reúne 35 filmes internacionais em sua 7ª edição

Após receber inscrições de 98 países, festival selecionou produções de países como Letônia, Turquia, Reino Unido, Índia e Canadá, nas categorias documentário, animações, curtas e longas-metragens. Eles vão concorrer ao Troféu Rota do Lagarto e a premiação acontece no dia 27 de setembro, no Aroso Paço Hotel

Redação Redação

Foto: Divulgação

De histórias intimistas a reflexões sobre questões globais, o cinema internacional também terá vez no 7º FestCine Pedra Azul, que acontece de 24 a 27 de setembro, na região serrana do Espírito Santo.

Embora não estejam na grade de exibições durante a programação, os 35 filmes estrangeiros selecionados – de quatro continentes diferentes – concorrem ao Troféu Rota do Lagarto, uma das premiações mais esperadas do festival.

Leia também: Cachoeiro tem vagas de estágio abertas pelo IEL-ES; veja oportunidades

A cerimônia de entrega acontece no dia 27 de setembro, às 20h, no Salão Nobre do Aroso Paço Hotel, com apresentação dos atores Priscilla Reis e Enzo Ciolini.

Este ano, o festival recebeu 1.552 inscrições, de 98 países, consolidando-se como um ponto de encontro entre o cinema mundial e a natureza exuberante de Pedra Azul. Entre as inscrições, 45 produções nacionais foram escolhidas para exibição gratuita no Auditório Eliezer Batista, no Hotel Vista Azul, durante os quatro dias de programação.

A diversidade da seleção internacional

Na categoria Documentário, a força narrativa vem de diferentes realidades: do olhar britânico em The Streets Know My Name, passando pelo registro indiano In Their Own Time, até a coprodução HAWALA, que une Argélia e Itália. Espanha e França também marcam presença com títulos como North, South, East, West (Episode 06)Signs Before Dying e Our Horizons.

As Animações trazem experimentações visuais e estéticas: a italiana Tinnitus#3 e a norte-americana Sunrise Falling exploram linguagens contemporâneas, enquanto A Cloud Holding a Knife (Canadá) e Ghosts of Humanity (Letônia) mergulham em metáforas poéticas. A Índia participa com duas produções, Raakshas (The Demon) e Jungle Jamboree, e o Reino Unido apresenta Memories of the Future, com olhar futurista e crítico.

Os Curtas-metragens trazem forte presença europeia e latino-americana. Jay’s Grave (Reino Unido) e À Poings Fermés (França) discutem dramas pessoais, enquanto Sami’s Shadow (Turquia) apresenta nuances culturais. New World (Itália), The Blinding Mirror (Argentina) e So Beautiful Outside (Alemanha) revelam a diversidade de linguagens e estéticas contemporâneas.

Já nos Longas-metragens, destacam-se as produções francesas Deconstructing Beijing e Under My Skin, ao lado da ousadia experimental de PinkCity: A Psychedelic Meditation, uma coprodução entre Índia, Eslovênia e Estados Unidos. O Reino Unido completa a lista com Interview with an Android, que reflete sobre tecnologia e humanidade.

Confira a seleção completa de filmes estrangeiros!

Documentários

  • The Streets Know My Name: Dir. Eghoghon Sarah Ifidon (Reino Unido)
  • In Their Own Time: Dir. Sourya Dipta (Índia)
  • HAWALA: Dirs. Enis Mulè, Sabah Benziadi (Argélia, Itália)
  • North, South, East, West (Episode 06): Dir. Adrián León Arocha (Espanha)
  • Signs Before Dying: Dir. Daniel Ortiz Diaz (Espanha)
  • Our Horizons: Dir. Charlotte Cayeux (França)

Animações

Tinnitus#3: Dir. Michele Bernardi (Itália)

Sunrise Falling: Dir. Alexander M Salomon (Estados Unidos)

A Cloud Holding a Knife: Dir. Julian Iliev (Canadá)

Ghosts of Humanity: Dir. Sergios DeLaurentis (Letônia)

Raakshas (The Demon): Dir. Tansheet Jatin Bhatt (Índia)

Memories of the Future: Dir. Irina Petrova Adamatzky (Reino Unido)

Jungle Jamboree: Dir. Tansheet Bhatt (Índia)

Curtas-metragens

Jay’s Grave: Dir. Justin Carter (Reino Unido)

À Poings Fermés: Dirs. Talia Gryson, Cloé Mekdjian (França)

Sami’s Shadow: Dir. Emre Ertürk (Turquia)

New World: Dir. Matteo De Rosa (Itália)

The Blinding Mirror: Dir. Iara Bennett (Argentina)

So Beautiful Outside: Dir. Tanja Ackemann (Alemanha)

Longas-metragens

Deconstructing Beijing: Dir. Pablo Tréhin-Marçot (França)

Under My Skin: Dir. Pascal Tessaud (França)

PinkCity: A Psychedelic Meditation: Dir. Nick Gaglia (Índia, Eslovênia, Estados Unidos)

Interview with an Android – Dir. Jack Davies (Reino Unido)

O FestCine Pedra Azul

Idealizado e produzido pela Tower Filmes, comandada pelo ator e produtor Alex Reis em conjunto com o produtor e diretor cinematográfico Marcoz Gomez, e em sociedade com a artista plástica Patricia Secco, o FestCine Pedra Azul é um festival anual que celebra a diversidade do cinema, desde obras-primas aclamadas até filmes independentes e inspiradores. Com uma seleção criteriosa de diversos gêneros e origens, o festival entra em sua 7ª edição no ano de 2025, proporcionando uma experiência cinematográfica enriquecedora e transformadora para cinéfilos de todas as idades e origens.

Realizado em meio à beleza natural única de Pedra Azul, ele é uma celebração da arte, cultura e criatividade, envolvendo não apenas a exibição de filmes, mas também painéis de discussão, workshops interativos e oportunidades de networking para profissionais da indústria e entusiastas do cinema. Além disso, o FestCine Pedra Azul se orgulha por também assumir – e honrar – o compromisso com a comunidade local, oferecendo programas educacionais e iniciativas que promovem o acesso ao cinema estimulando o talento emergente na região.

A 7ª edição do FestCine Pedra Azul conta com patrocínio do Sicoob ES, Aroso Paço Hotel e Vista Azul Hotel, e apoio de Marlim Azul Turismo, Selah Chocolate, Ronchi Beer, Cachaçaria Modolo, DCN Solar, Brutal Precision, Catrinque Marcenaria, Villaggio Ronchi, Fornada da Casa, Cordillera Mar e Fuego, Estância do Lagarto, Cyklen, Fazenda Carnielli, Ivana Izoton Joias, Socol Lorenção, Passos Restaurante, Casa do Tomate Seco, Voe Pedra Azul, Solangela Souza Boutique, Morangos Pai & Filho, Eu Amo Valentim, D’Bem com a natureza, Biscoitos Kebis e Prefeitura de Domingos Martins.

7º FESTCINE PEDRA AZUL

  • Quando: de 24 a 27 de setembro
  • Local: Pedra Azul, com programação no Hotel Vista Azul e Aroso Paço Hotel
  • Instagram: @festcinepedraazul
  • Site: www.festcinepedraazul.com.br

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui