Mundo ficará completamente sem luz; veja quando e como se preparar
Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno terá 82 minutos de totalidade

Entre a noite de 7 e 8 de setembro, o mundo presenciará um dos momentos mais aguardados da astronomia em 2025: o eclipse lunar total mais longo do ano. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno terá 82 minutos de totalidade, período em que a superfície da Lua ficará coberta pela sombra da Terra e ganhará a coloração avermelhada que encanta observadores ao redor do planeta.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNo entanto, para os brasileiros, a notícia não é animadora. Durante o auge do fenômeno, a Lua já terá desaparecido no horizonte nacional, o que impossibilitará a observação a olho nu ou com telescópios em qualquer região do país.
Leia também: Crescimento profissional e valorização de talentos: a gente vê na Uniaves
Transmissões ao vivo para acompanhar o eclipse lunar
Quem não quiser perder o espetáculo poderá assistir pela internet. O Observatório Nacional confirmou a exibição ao vivo do fenômeno em seu canal oficial no YouTube, garantindo acesso gratuito e em tempo real à Lua de Sangue, mesmo para quem está fora da área de visibilidade.
Horários do eclipse lunar (referência em Brasília)
- Início da penumbra: 12h28
- Início do eclipse parcial: 13h27
- Totalidade: das 14h31 às 15h53, com ápice às 15h12
- Fim do eclipse parcial: 16h57
- Fim da penumbra: 17h55
Mesmo invisível do Brasil, o eclipse lunar de setembro promete ser um dos eventos astronômicos mais marcantes de 2025.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726