Cidades

Muniz Freire faz alerta sobre os riscos das queimadas

Em Muniz Freire, o atendimento do Idaf funciona na Rua João Ivo Aguilar, nº 177, Centro.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

Queimadas
Foto ilustrativa: Joédson Alves/ABr

A Prefeitura de Muniz Freire alerta a população para os riscos das queimadas neste período de estiagem. Mesmo após a chuva registrada nesta semana a seca favorece a propagação rápida e descontrolada do fogo, o que aumenta a ocorrência de incêndios, principalmente em áreas rurais.

No município, o uso do fogo é regulamentado pela Lei N° 14.944/2024, que institui a Política de Manejo Integrado do Fogo. A prática só é permitida em casos específicos, como atividades agropecuárias, pesquisas científicas e treinamentos de brigadistas, sempre mediante autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Leia também: Sustentabilidade Brasil tem trabalho reconhecido por compromisso com o meio ambiente

Em Muniz Freire, o atendimento do Idaf funciona na Rua João Ivo Aguilar, nº 177, Centro. Informações podem ser obtidas pelo número (28) 99985-8502.

A legislação proíbe atear fogo para eliminar vegetação nativa, sendo autorizado apenas o controle de resíduos da própria vegetação. Além disso, a autorização pode ser suspensa se houver risco à vida, danos ambientais ou condições meteorológicas desfavoráveis. A fiscalização é de responsabilidade do Ibama, Funai e Fundação Cultural Palmares.

Em casos de incêndio em residências, estabelecimentos, áreas públicas ou propriedades rurais, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A Prefeitura reforça o pedido de colaboração dos munizfreirenses para evitar queimadas desnecessárias e lembra que denúncias podem ser feitas aos órgãos competentes. “Contamos com a consciência de todos para proteger o meio ambiente e preservar a segurança da população”, destaca a Gestão Municipal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.