Parque da Cachoeira da Fumaça realiza soltura de seriema em Alegre
A ave apresentava inflamações no pé causadas por linhas presas que provocaram a compressão do membro, quase resultando em amputação

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em parceria com a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Alegre, realizou a soltura de uma seriema que havia sido resgatada debilitada na região, no dia 29 de agosto.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ave foi devolvida ao mesmo local em que foi encontrada, atendendo a um pedido da comunidade local, que reconheceu o animal como parceiro de outra seriema que habita a área.
Leia também: Projeto Cantar vai revelar novos talentos musicais em Conceição do Castelo
A ave apresentava inflamações no pé causadas por linhas presas que provocaram a compressão do membro, quase resultando em amputação. Esse tipo de ferimento compromete a sobrevivência do animal, que depende das patas para caminhar longas distâncias e capturar presas.
“O resgate e encaminhamento de animais para a reabilitação em centros especializados, como os Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), é importante para a conservação da fauna silvestre, contribuindo para evitar a perda de patrimônio genético e consequentemente declínio de suas populações. O Parque, junto às demais instituições de meio ambiente, atua na facilitação dessa ação, transportando os animais até os centros onde serão reabilitados. Essa ação coletiva também atinge de forma positiva a sociedade, favorecendo o engajamento na conservação da natureza”, explicou o gestor do Parque Estadual de Cachoeira da Fumaça, Leoni Contaifer.