Câmara aprova 126 novos cargos para o magistério em Cachoeiro
A iniciativa tem como objetivo atender à ampliação da rede de ensino e fortalecer o atendimento pedagógico nas escolas da cidade

A Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, na última terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 167/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria 126 vagas efetivas para o magistério municipal. A iniciativa tem como objetivo atender à ampliação da rede de ensino e fortalecer o atendimento pedagógico nas escolas da cidade.
As novas vagas contemplam cargos com jornada de 25 horas semanais, sendo: 86 para Pedagogo (PEB-D), 20 para Professor de Educação Básica C – Língua Portuguesa, 10 para Professor de Educação Básica C – Matemática e 10 para Professor de Educação Básica C – Ciências.
Leia também: Cachoeiro: Câmara aprova regras para evitar paralisação de serviços públicos
Segundo o Executivo, entre 2020 e 2025 o município incorporou 13 unidades à rede municipal, passando de 76 para 89 escolas. Esse crescimento elevou o número de turmas e a necessidade de profissionais especializados, o que motivou a criação dos cargos para garantir uma gestão pedagógica mais qualificada e melhor cobertura nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências.
Dessa forma, o município preencherá as vagas por meio de concurso público, conforme determina a legislação municipal. O projeto também define que a jornada dos docentes poderá seguir o limite de dois terços em atividades com alunos. Isso segue a legislação federal, permitindo que a carga horária seja distribuída entre mais de uma escola, quando houver necessidade. Aliás, a proposta também autoriza o pagamento por hora trabalhada em situações específicas.
Portanto, com a aprovação do Legislativo, o texto segue agora para sanção do prefeito. A Prefeitura deverá publicar as regras para o processo de seleção dos novos profissionais.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Cachoeiro.