Contarato vai ao MEC e curso de Medicina em Alegre deve ser aberto
A previsão é de que as vagas sejam abertas no segundo semestre de 2026

O senador Fabiano Contarato (PT) esteve, na manhã desta segunda-feira (20), no Ministério da Educação (MEC) para discutir a implantação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre, no Sul do Estado. A iniciativa busca ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade em mais uma importante região capixaba.
No Ministério da Educação, o senador Fabiano Contarato foi recebido pelo secretário de Educação Superior, Marcus Vinícius David, e sua equipe. A reunião contou ainda com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, da diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Ufes de Alegre, Taís Soares, do prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, e do deputado federal Helder Salomão.
Leia também: Alegre: plataforma de digitalização de documentos garante gestão sustentável
O MEC se comprometeu a visitar, ainda este ano, o campus da Universidade em Alegre. Até o final de novembro, a Ufes entregará a ata de autorização e definição do cronograma para a implantação do curso. A previsão é de que as vagas para o curso de Medicina sejam abertas no segundo semestre de 2026.
“Nosso mandato é aliado da educação e estamos empenhados, trabalhando para que a educação pública seja uma realidade para os jovens do Sul do Estado que sonham em cursar Medicina em uma universidade federal. Já foi autorizado o curso em São Mateus, já temos na Grande Vitória e, agora, essa sinalização positiva para Alegre é mais uma conquista para a população capixaba”, destacou o senador.
Contarato tem articulado essa demanda junto ao Governo Federal e mantém diálogo constante com o ministro da Educação, Camilo Santana, para fortalecer a área da educação no Espírito Santo. Além do curso de Medicina da Ufes em Alegre, o senador também defende como prioridade a instalação de um campus do Ifes em Muniz Freire.
Vale lembrar que, em julho, graças à articulação do senador Fabiano Contarato, o presidente Lula assinou a autorização para a criação do curso de Medicina da Ufes em São Mateus, contemplando o Norte do Estado. A previsão é de que as vagas sejam oferecidas já a partir do primeiro semestre de 2026.
Informações da assessoria de comunicação do Senador Contarato*