Internacional

Hamas busca acordo urgente com Israel para libertação de reféns

As negociações no Egito partirão do plano do presidente dos EUA.

Israel x Gaza
Foto: reprodução | X | Estadão

O Hamas pediu neste domingo (5) um acordo “imediato” de troca de reféns por prisioneiros. Hoje, o grupo terrorista se reúne com Israel no Egito para negociações indiretas sobre o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com a guerra em Gaza.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Faltando dois dias para o segundo aniversário do ataque sem precedentes do movimento islâmico palestino contra Israel, em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra, o exército israelense prosseguiu com seus bombardeios na Cidade de Gaza. Pelo menos cinco pessoas morreram durante o dia, segundo a Defesa Civil, um serviço de socorro que opera sob a autoridade do Hamas.

Leia também: Mulher perde o controle e invade bar com carro em Castelo

As negociações no Egito partirão do plano do presidente dos EUA, que enviou Steve Witkoff e seu genro Jared Kushner. O objetivo é fechar os detalhes sobre as condições de libertação dos reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro.

No sábado, Trump advertiu o Hamas de que não “toleraria qualquer atraso” na aplicação de seu plano, que prevê um cessar-fogo, a libertação dos reféns em 72 horas, a retirada por etapas do exército israelense de Gaza e o desarmamento do movimento islâmico.

“O Hamas está muito interessado em alcançar um acordo para acabar com a guerra e iniciar imediatamente o processo de troca de prisioneiros”, ou seja, de reféns por detidos palestinos, disse um dos líderes do grupo terrorista sob condição de anonimato.

A equipe de negociadores israelenses “partirá esta noite de domingo com o programa de iniciar as negociações amanhã” segunda-feira, declarou uma porta-voz de Netanyahu, precisando que se trata de “negociações técnicas”.

Suspenção das operações

O Hamas sublinhou perante os mediadores “a necessidade de que Israel suspenda todas as operações militares em toda a Faixa de Gaza, cesse todas as atividades aéreas, de reconhecimento e os sobrevoos de drones e se retire do interior da Cidade de Gaza”.

Ao mesmo tempo, “o Hamas e as facções da resistência cessarão suas operações militares”. Em caso de acordo, os bombardeios israelenses deverão “cessar”, declarou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio.

Netanyahu afirma apoiar o plano de Trump, embora tenha assegurado que seu exército se manterá na maior parte da Faixa de Gaza, que controla em cerca de 75%.

O presidente dos Estados Unidos afirmou no sábado que Israel havia aceitado uma primeira “linha de retirada” a uma distância de 1,5 a 3,5 km dentro do território palestino. Assim que o Hamas a aceitar, um cessar-fogo “entrará imediatamente em vigor”, assegurou.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

O Estadão Conteúdo é referência na distribuição de notícias em tempo real no Brasil, com foco nos setores financeiro, econômico, político e corporativo.