Segurança

Homem é preso por incendiar plantações de eucalipto no Espírito Santo e Bahia

Os crimes causaram prejuízos estimados em R$ 40 milhões e atingiram áreas nos municípios de Linhares, Jaguaré, São Mateus e Nova Viçosa.

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Civil da Bahia, prendeu nesta terça-feira (21) um homem de 54 anos suspeito de provocar incêndios de grandes proporções em plantações e pilhas de eucalipto entre os anos de 2023 e 2025. A prisão ocorreu durante diligências da Operação Estado Presente, realizadas na região Norte capixaba.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, titular da 16ª Delegacia Regional de Linhares, o suspeito é apontado como responsável por incêndios registrados nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus, no Espírito Santo, e também em Nova Viçosa, na Bahia. “Há diversas ocorrências registradas ao longo desses três anos. Somados, os incêndios causaram prejuízo de aproximadamente R$ 40 milhões, além da interdição temporária de trechos das BR 101 e BR 418, e da contaminação do solo e do ar”, destacou o delegado.

As investigações, que contaram com o apoio de ferramentas tecnológicas e sistemas de monitoramento, permitiram identificar o autor e solicitar sua prisão preventiva. Durante a operação, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Jaguaré, em locais ligados ao investigado, antes de localizá-lo em Sooretama, onde ele trabalhava como caminhoneiro em uma fábrica de móveis.

Após a prisão, o homem foi levado à Delegacia Regional de Linhares para prestar depoimento e, posteriormente, encaminhado à Penitenciária Regional de Linhares, onde permanece à disposição da Justiça. As apurações continuam nos dois estados para aprofundar os detalhes do caso e identificar possíveis conexões com outros incêndios.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.