Conexão Safra

Incaper investe R$ 700 mil em nove novos projetos de extensão rural

O edital tem como finalidade apoiar iniciativas de instituições de ensino e pesquisa capixabas que promovam inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida no meio rural.

incaper investimentos extensão rural
Foto: Freepik

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai colocar em prática nove novos projetos de extensão rural, com aporte total de R$ 700 mil. Assim, o investimento será possível graças à aprovação das propostas elaboradas por extensionistas e pesquisadores da instituição no Edital Fapes nº 04/2025 – Universal Extensão III, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com informações do Governo do Espírito, o edital tem como finalidade apoiar iniciativas de instituições de ensino e pesquisa capixabas que promovam inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Leia também: Incaper e Ifes Santa Teresa firmam apoio à produção de cafés especiais

Assim, as propostas aprovadas pelo Incaper tratam de temas estratégicos para a agropecuária, com foco na transferência de tecnologias e na capacitação de agricultores e técnicos.

Projetos contemplados

Dessa forma, entre as ações contempladas estão projetos voltados à eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura, à recuperação de áreas degradadas, ao uso sustentável de clones híbridos de café, além da criação de uma clínica fitossanitária para o manejo de doenças agrícolas.

Além disso, outras iniciativas incluem o incentivo a boas práticas na citricultura, o uso de forrageiras não convencionais para bovinos e o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para monitoramento agroclimático.

Nesse sentido, os projetos serão executados ao longo de 24 meses por equipes do Incaper nos municípios de Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Pinheiros e Linhares. Assim, isso ampliará o alcance institucional e fortalecendo a extensão rural em diferentes regiões do Espírito Santo.

Projetos aprovados pelo Incaper

  • ATER em rede para a multiplicação de boas práticas na citricultura do Caparaó Capixaba – Marianna Abdalla Prata Guimarães (Incaper – Jerônimo Monteiro)
  • Forrageiras arbustivo arbóreas não convencionais (FANCs) para bovinos II: estendendo horizontes – Maurício Lima Dan (Incaper – Cachoeiro de Itapemirim)
  • Catálogo de genótipos de café conilon: preservação e disseminação do conhecimento – Tafarel Victor Colodetti (Incaper – Cachoeiro de Itapemirim)
  • Tecnologia acessível para o campo: monitoramento agroclimático de baixo custo para irrigação sustentável – João Vitor Toledo (Incaper – Pinheiros)
  • Solo vivo, água protegida e propriedade produtiva: guia prático para recuperação de áreas degradadas na Bacia do Rio Doce/ES – Fillipe Vieira de Araújo (Incaper – Linhares)
  • Raízes do futuro: conscientização e formação participativa para o uso sustentável de clones híbridos de café no Espírito Santo – Marcelo Curitiba Espindula (Incaper – Linhares)
  • Eficiência hídrica e nutricional na cafeicultura da microrregião Rio Doce: capacitação para a sustentabilidade do conilon capixaba – Jéssica Broseghini Loss (Incaper – Linhares)
  • Educação fitossanitária: cacauicultura capixaba em perigo – o fungo Moniliophthora roreri, uma ameaça real! – Enilton Nascimento de Santana (Incaper – Linhares)
  • Estruturação de uma clínica fitossanitária como ferramenta para manejo de doenças em cultivos agrícolas na microrregião do Rio Doce – Lucas Fagundes da Silva (Incaper – Linhares)

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.