Política Regional

Irmão do presidente da Assembleia do ES morre aos 49 anos; deputados lamentam

Anderson Márcio Coutinho Santos, o Cicito, faleceu nesta terça, após sofrer uma parada cardiorrespiratória

Foto: Paula Ferreira

Vários parlamentares se manifestaram sobre a morte de Anderson Márcio Coutinho Santos, 49 anos, irmão do presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União). Eles se solidarizaram com a família Santos e fizeram um minuto de silêncio na abertura da sessão ordinária desta terça-feira (21). Após as homenagens, a sessão foi encerrada.

Capitão Assumção (PL) considerou a perda de Anderson “irreparável” e disse que vinha acompanhando e orando pela vida do irmão do Marcelo. “Estávamos todos em uníssono acompanhando o desenrolar do tempo que ele estava hospitalizado. Torcíamos e orávamos para que a saúde dele fosse restabelecida, mas coube ao Senhor chamá-lo para o reino dos céus. Estamos nos solidarizando com ele nesse momento de dor e tristeza. Estamos sofrendo junto com ele”, disse.

Leia também: Marcelo Santos assume liderança nacional das Assembleias Legislativas

Coronel Weliton (PRD) mandou um “abraço fraterno” para toda a família Santos. Ele lembrou que Anderson, conhecido como Cicito, era uma pessoa sempre muito alegre. “Estava sempre à disposição, muito solícito e infelizmente nos deixou nessa data. Nosso profundo sentimento a todos os familiares e amigos”, frisou. 

Os deputados Dary Pagung (PSB) e Callegari (PL) também lastimaram a morte de Anderson. “Estava acompanhando desde a semana passada a situação dele. Hoje recebemos essa notícia triste. Que Deus possa confortar o coração do presidente e de toda a sua família”, afirmou o primeiro. “Ele agora está na glória do Pai, no descanso eterno. Que Deus possa abençoar toda a família do Marcelo, que é um amigo de todas as horas”, completou o segundo.

Quem também se manifestou foi o Engenheiro José Esmeraldo (PDT). Ele comentou que foi uma morte precoce e que os familiares estavam todos unidos. “É lamentável que isso aconteça, a vida é assim. Deus terá um bom lugar para ele porque foi uma pessoa que sempre procurou fazer o bem nesse mundo difícil, de tantas dificuldades. Quem faz o bem aqui na terra recebe o bem lá no céu”, salientou.

Lucas Polese (PL) prestou “os mais profundos sentimentos” ao presidente, à família e aos amigos. “O presidente Marcelo sempre foi um amigo e é o momento de retribuirmos esse carinho que ele tem por todos os deputados”, enfatizou.

Médico anestesiologista, o deputado Hudson Leal (Republicanos) mencionou ter visitado algumas vezes Anderson na UTI junto com o presidente Marcelo. “Minha solidariedade ao Marcelo e às quatro irmãs. Tinha mais de 10 dias que estava numa situação muito grave. Que Deus o receba e conforte todos os familiares”, ressaltou.

Raquel Lessa (PP) reforçou a solidariedade à família e ao presidente, que considera um amigo. “Eu já perdi dois irmãos, sei a dor que é essa perda. Que Deus possa confortar o coração do Marcelo e toda a família”, desejou.

Sergio Meneguelli (Republicanos) destacou que apesar de ser “uma coisa natural”, a morte sempre pega a todos de surpresa. “Eu tenho o costume de dizer que se a morte fosse uma coisa ruim Deus não daria para todos, ele deu até para o seu filho. Essa é uma dor que só quem passou por isso sabe o que é. Meu abraço ao amigo Marcelo”, destacou.

Prestaram suas homenagens, ainda, os deputados João Coser (PT) e Zé Preto (PP). “Minha solidariedade e força ao presidente Marcelo e sua família. Meu sentimento de pesar”, disse o petista. “Que Deus conforte o coração de todos A perda é dolorosa, mas Deus vai amparar ele e família na hora da dor”, garantiu o progressista.

De acordo com Iriny Lopes (PT), ela vinha acompanhando há mais de uma semana a situação de Anderson e conversando com o presidente Marcelo a respeito do caso. “Ele está fazendo hemodiálise, teve várias paradas cardíacas. Nesse momento, o que a gente pode fazer é dar um abraço afetuoso e solidário não só ao Marcelo, mas a toda a família e amigos”, frisou. 

Camila Valadão (Psol) foi mais uma deputada a registrar o lamento pela perda de Anderson. “Minha solidariedade e sentimentos ao presidente Marcelo Santos em virtude da perda do irmão. Que a família seja confortada nesse momento de dor e que ele possa receber toda nossa solidariedade nesse momento doloroso de perda”, afirmou.

Também manifestaram solidariedade ao presidente Marcelo e toda a sua família os deputados Toninho da Emater (PSB), Gandini (PSD), Marcos Madureira (PP), Allan Ferreira (Podemos) e Adilson Espindula (PSD). “Só quem já passou por um momento como esse sabe como é difícil. A dor é muito grande, apesar de ser o caminho de todos nós. Que Deus possa confortar todos nesse momento de extrema tristeza”, comentou o último.

Presidindo a sessão, o Delegado Danilo Bahiense (PL) encerrou as homenagens. “O Anderson travou uma grande luta pela vida, enfrentando com coragem e fé essa batalha. Marcelo é um homem público, sensível às causas capixabas, que tem compromisso com o bem do Espírito Santo. Nesse momento difícil deixo meu abraço fraterno. Deus vai dar a ele o conforto necessário”, garantiu.

Últimas homenagens

O velório de Anderson Márcio Coutinho Santos acontece nesta terça (21), a partir das 20 horas, no Cemitério Parque da Paz, na Vila Prudêncio, em Cariacica. Já o sepultamento está marcado para as 10 horas de quarta-feira (22), no mesmo local. 

Informações retiradas do site da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.