Segurança

Polícia Civil resgata cavalos maltratados em cidade do ES

Na ação, dois equinos em situação de maus-tratos foram resgatados e uma mulher de 43 anos foi conduzida à delegacia.

cavalo
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), realizou, na tarde dessa quarta-feira (1º), uma operação conjunta com a Prefeitura Municipal de Cariacica para averiguar uma denúncia de crime ambiental no bairro Vila Isabel, em Cariacica.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Na ação, dois equinos em situação de maus-tratos foram resgatados e uma mulher de 43 anos foi conduzida à delegacia. A operação foi coordenada pelo delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, e contou com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do município.

Leia também: Cachoeiro: EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em pizzaria e em mansão

Durante a fiscalização, foi constatado que os dois cavalos apresentavam lesões na pele, doenças e estavam pintados com tinta vermelha. Além disso, havia inadequação na alimentação, no fornecimento de água e os animais viviam em meio a lixo e entulhos.

Uma médica-veterinária que acompanhou a ação atestou que um dos animais apresentava sinais de trismo e infestação por ectoparasitas. Já a égua havia lesões no dorso, configurando a prática de maus-tratos.

Diante dos fatos, os cavalos foram apreendidos pela Secretaria Municipal e a proprietária, de 43 anos, foi conduzida à delegacia e assinou um Termo Circunstanciado (TC) pelo crime de maus-tratos. Ela foi liberada após assumir o compromisso de comparecer em juízo.